Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
8

Bar brasileiro elege o “Chifrudo do Ano”

Um invulgar concurso voltou à cidade de Recife, mantendo a sua tradição que já existe há mais de 20 anos na região.
18 de Agosto de 2013 às 12:56
Confraria dos Chifrudos, Recife, Brasil, Glória Malaquias,Fernando Correia, Chifrudo do Ano
Confraria dos Chifrudos, Recife, Brasil, Glória Malaquias,Fernando Correia, Chifrudo do Ano FOTO: Foto ideiasdefimdesemana

Um bar localizado no tradicional Mercado da Madalena, zona oeste da cidade brasileira de Recife, capital do estado de Pernambuco, nordeste do país, manteve sábado uma tradição de 27 anos e elegeu mais uma vez o “Chifrudo do Ano”. Ao contrário do que muitos poderiam supor, a eleição foi bastante concorrida e quatro listas com candidatos a “presidente dos chifrudos” disputaram voto a voto a preferência dos eleitores, que lotaram o estabelecimento, denominado, como não poderia deixar de ser, pela “Confraria dos Chifrudos”.

O agora eleito “Chifrudo do Ano 2013”, o reformado Paulo Malaquias, após a confirmação do resultado cumpriu outra tradição do local e usou o “cornemóvel”, um telemóvel acoplado a um enorme chifre de boi, para comunicar a vitória a amigos. A mulher, Glória Malaquias, que estava presente, também entrou na brincadeira e afirmou que, agora que o marido descobriu a “traição” e até venceu uma eleição por causa dela, o jeito é aproveitar a festa.

O vencedor já tem até um “programa de governo” para o seu primeiro ano. Ele vai pressionar o dono do “Confraria dos Chifrudos”, Fernando Correia, que promove o evento, e depois os proprietários de outros bares, para baixarem o preço da cerveja e do uísque, pois, segundo Malaquias, essas bebidas estão tão caras que fica até difícil o pobre cliente traído esquecer a sua desventura afogando as mágoas em álcool.

O nome do bar e a brincadeira da eleição do traído do ano, que já ocorre há quase três décadas e ganha cada vez mais adeptos, começou, curiosamente, a partir de provocações de agentes da Polícia Federal que há 30 anos frequentavam o estabelecimento, nessa altura com outro nome. Os polícias solteiros brincavam com os colegas casados dizendo que enquanto eles estavam ali no bar as mulheres deles estavam com outros homens, e daí surgiu a ideia.

Confraria dos Chifrudos Recife Brasil Glória MalaquiasFernando Correia Chifrudo do Ano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)