Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
2

Bonecos de Barcelona 'adaptam-se' ao Natal

O mercado de natal da cidade de Barcelona vende, entre presépios e luzes, uma engraçada e icónica figura popular: o 'caganer'.
16 de Dezembro de 2013 às 19:56
Estatuetas da família real britânica em poses incomuns
Estatuetas da família real britânica em poses incomuns

Muitas pessoas são apanhadas de surpresa pelos irreverentes bonecos ao entrar no mercado de Santa Lucia, em Barcelona, um espaço dominado por árvores de Natal e canções alusivas à época.

A singular tradição natalícia catalã consiste numa pequena estatueta de um camponês vestindo a boina vermelha tradicional, uma blusa branca e curvando-se, com as calças em baixo, como se estivesse a defecar.

Normalmente o boneco era escondido num canto do presépio mas, nos
últimos anos, tem vindo a ganhar importância e lugar de destaque, sendo visto por alguns catalães como a estatueta mais popular na cena da natividade. 

O 'caganer' existe desde o século XV e acredita-se que foi incluído no presépio no século XVII, coincidindo com o auge do estilo barroco que adoptou costumes regionais pitorescos.

Para muitas famílias catalães, colocar o boneco no presépio é uma forma de garantir a boa sorte no Ano Novo, pois este representa a fertilização do solo com estrume natural.

Assim, a tradição diz que as pessoas devem trocar o local da estatueta no presépio todos os dias para fertilizar toda a área.

A gama de figuras a defecar expandiu-se maciçamente graças à ajuda de uma pequena oficina do norte da Catalunha, que criou diferentes versões deste ícone de Natal incomum. 

Agora é possível comprar figurinhas 'caganer' de super-heróis, de desenhos animados populares, de jogadores de futebol e de outros desportos, de estrelas de cinema e televisão, de p
olíticos como Angela Merkel e Barack Obama e até de membros da família real britânica.

'caganer' catalunha Barcelona "bonecos cagões" família real britânica Natal tradições natalícias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)