Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
5

EUA: Dois milhões de peixes aparecem mortos

Sucedem-se os episódios de mortes de animais em massa. Depois da chuva de pássaros nos EUA e na Suécia e de peixes no Brasil, foi do estado norte-americano de Maryland, assistir a um fenómeno semelhante. Dois milhões de peixes apareceram mortos quinta-feira na Baía de Chesapeake.
7 de Janeiro de 2011 às 11:14
peixes, pássaros, eua, maryland, baía, suécia, brasil, arkansas, fenómeno
peixes, pássaros, eua, maryland, baía, suécia, brasil, arkansas, fenómeno FOTO: Epa

O Departamento estatal do Ambiente está a investigar as causas que originaram o estranho fenómeno e a hipótese mais plausível parece ser a súbita queda da temperatura da água, que terá causado stress nos milhões de peixes.

“A causa parece ter sido a rápida descida de temperatura combinada com uma enorme população de peixes jovens”, explicou Jay Apperson, do Departamento estatal do Ambiente.

As autoridades norte-americanas têm já em mãos a investigação à ‘chuva’ de pássaros que se verificou no Arkansas, com cerca de cem mil aves a morrerem sem qualquer causa aparente. Também na Suécia, 50 gralhas caíram numa rua de Falkoping. O fogo-de-artifício da passagem-de-ano serviu para explicar estes fenómenos, mas se ajusta à morte em massa de peixes, que também já se verificou no Brasil.

peixes pássaros eua maryland baía suécia brasil arkansas fenómeno
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)