Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
8

EUA: Encontrou restos humanos com 2400 anos no quintal

Uma mulher norte-americana encontrou ossadas humanas no seu quintal, em Florida Keys (EUA), tendo estas cerca de 2400 anos. Segundo os últimos dados, poderão tratar-se dos restos mortais de dois adultos, havendo a hipótese de um deles ser do sexo feminino.
6 de Março de 2011 às 17:30
Ossos encontrados no quintal de norte-americana têm cerca de 2400 anos
Ossos encontrados no quintal de norte-americana têm cerca de 2400 anos FOTO: D.R.

Uma mulher norte-americana de 61 anos encontrou, em Outubro passado, enquanto escavava no seu jardim, algo que lhe parecia um maxilar, parte de um crânio, e a parte superior do fémur.  Decidiu guardar as peças em sacos de plástico e informar de imediato a polícia.

Após a confirmação de que os ossos eram humanos, os detectives começaram a escavar outras áreas do jardim, contando com a ajuda de cães farejadores de cadáveres. Na altura, a polícia encontrou outras partes de um crânio e alguns ossos dos dedos.

Posteriormente, foram encontrados partes do crânio, maxilar, pernas, braços, pés e das costas.

Segundo E. Hunt Scheuerman, do laboratório Beta Analytic, em Miami, estes ossos pertenciam, provavelmente, a dois adultos, sendo um deles uma mulher.

A princípio, julgava-se que estas ossadas não teriam mais que 75 anos. No entanto, após alguns testes, chegou-se à conclusão de que os dois adultos terão vivido num período entre 200 e 440 anos antes de Cristo, tendo cerca de 2400 anos.

Os ossos irão para centro de investigação arqueológica da Florida, onde serão examinados ao pormenor. A instituição irá assegurar a protecção dos mesmos.

Ossos humanos Florida EUA arqueologia Quintal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)