Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
6

Fotos tiradas às escondidas no metro de Londres tornam-se fenómeno de sucesso

Que no metro de Londres existem mais de doze mil câmaras de segurança, onde são filmadas diariamente centenas de pessoas, não é uma novidade. O que faz toda a diferença é o facto de agora existir um website, o 'tubecrush.net', onde diariamente são colocadas fotografias tiradas aos passageiros, sem estes se aperceberem, e feitos comentários às suas roupas e formas de estar.

27 de Agosto de 2011 às 10:57
Esta é uma das muitas fotografias presentes no site
Esta é uma das muitas fotografias presentes no site FOTO: d.r.

O fenómeno londrino está no website 'tubecrush.net', ligado a uma conta do Twitter, e que foi criado há cerca de sete meses. Nesta plataforma, os passageiros do metro de Londres são convidados a tirar e enviar fotografias de estranhos que achem atraentes ou interessantes. O único requisito é que têm de ser homens.

Steve Motion, Gemma Dean, Andy Kaufman e Michael Sparrow são os criadores do 'tubecrush.net', que surgiu ao acaso quando viam um programa de televisão.

“Achamos que tirar fotografias no metro de Londres seria a melhor coisa a fazer, porque o metro tem um certo clima. As pessoas normalmente sentam-se em silêncio e observam os outros que estão a viajar. Então pareceu-nos uma ideia divertida. No início tirávamos nós as fotografias e depois começámos a pedir para outras pessoas enviarem as suas”, contou Klaufman.
 
O site decidiu não pedir fotos de mulheres por acharem que “homens a tirar fotografias de mulheres no metro seria algo diferente, não teria o mesmo clima de homens gays ou mulheres tirando fotografias de homens”.

A página insólita inicialmente atraiu mais homossexuais, mas hoje 60 por cento das fotos recebidas vêm de mulheres. O sucesso tem sido tanto que já foi criada a versão americana para Twitter em Nova Iorque, o 'subwaycrush'.
 
Fotografias vindas de outros países, como o Japão ou Brasil, também foram enviadas mas não aceites por não cumprirem o requisito de serem tiradas no metro londrino.

Por haver algumas pessoas que achem que ter as suas fotografias expostas na internet seja uma invasão de privacidade, esta plataforma conta com uma opção onde podem pedir que as suas fotografias sejam retiradas.

Londres metro Tubecrush.net
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)