Siyaram Baba é bastante conhecido e respeitado na região. Dizem que é santo e que vive como um ermita.
Homem de 188 anos resgatado de gruta na Índia? A verdade do vídeo que se tornou viral
Nos últimos dias, imagens de um idoso a ser resgatado de uma gruta na Índia tornaram-se virais. Além do estado debilitado e frágil da saúde do homem, nada parece ser suficiente para catapultar este vídeo para mais de 25 milhões de visualizações.
No entanto, o que torna esta publicação particular é a legenda que a acompanha. "Este homem indiano foi encontrado numa gruta. Dizem que tem 188 anos. Incrível", pode ler-se.
Até a pessoa menos cética terá desconfiado desta descrição. Fruto dessa dúvida, a informação foi rapidamente contrariada. Apesar de não ter 188 anos, a vida do homem que aparece no vídeo é, ainda assim, bastante curiosa.
Quem é então este ancião debilitado?
Sendo certo que não tem 188 anos, a verdadeira idade não é menos impressionante: 110 anos, diz a imprensa local. O homem, de nome Siyaram Baba, vive em Madhya Pradesh, na Índia.
Num artigo de 2024, o Navbharat Times, citado pelo Economic Times, explicou que o idoso é bastante conhecido na região e considerado um santo.
"Diz-se que esteve em penitência ao apoiar-se apenas numa perna durante 10 anos. Mesmo com 109 anos, lê o Ramaiana [parte importante do livro sagrado do hinduísmo] sem óculos, além de fazer todo o seu trabalho de forma independente. Baba fala pouco, mas mesmo assim os devotos procuram as suas bênçãos", descreveram.
O artigo também fala sobre a idade do homem e, apesar de não chegar a um número exato, não chega aos sobre-humanos 188.
"Acredita-se que terá 109 ou 110, há várias opiniões nas regiões vizinhas. Há quem diga que tem 130. Contudo, Baba nunca deu informações sobre o verdadeiro número", acrescentaram.
Vida de devoção e indumentária reduzida
Diz-se que quando era criança, Baba esteve em contacto com um santo. Esse acontecimento terá feito com que abandonasse a casa e a família, tendo ido, depois, para os Himalaias para fazer penitência. A devoção é tão grande que o idoso terá estado cerca de 12 anos em jejum de silêncio.
Baba vive uma vida austera e, segundo o jornal indiano, não aceita grandes doações de dinheiro e usa apenas uma tanga.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.