Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
9

Hotel ofereceu bebé chimpanzé no menu por engano

Prato seria vendido por 31 euros. Dono afirmou que tudo não passou de um erro de impressão.
Correio da Manhã 12 de Janeiro de 2020 às 01:30
Chimpanzé
Chimpanzé FOTO: D.R.

Um hotel de quatro estrelas em África foi apanhado a oferecer bebé chimpanzé no menu. O prato teria um valor de 27 libras (31 euros) no hotel The Beatrice, em Kinshasa, na capital da República Democrática do Congo.

O proprietário, André Kadima, já afirmou que o prato foi colocado no menu sem o seu consentimento e que foi um erro de impressão. No entanto, o negócio de Kadima já está a enfrentar processos criminais depois de uma instituição de caridade para conservação de animais, Conserv Congo, ter demonstrado insatisfação com o sucedido.

O diretor da Conserv Congo, Adams Cassinga, disse ao jornal The Times que o hotel estava a servir chimpanzé para atrair clientes asiáticos e clientes locais que procuram um "prato potente".

"É popular entre políticos, polícias e estrangeiros curiosos", disse ainda Adamns Cassinga.

A instituição fez uma queixa formal contra o hotel, alegando que este estava a comercializar uma espécie protegida.

Inicialmente, o hotel negou ter oferecido chimpanzé no menu mas o dono veio, mais tarde, admitir. No entanto, André Kadima, negou que o animal tivesse sido cozinhado nas instalações do hotel. "Não vendemos chimpanzés cozidos. Adoro chimpanzés e sei o quanto eles são valiosos para a vida selvagem", disse o dono do hotel ao The Times.

Os chimpanzés são protegidos por lei e qualquer pessoa que mate ou comercialize o animal pode ser condenada a 10 anos de prisão e uma multa máxima de 15 mil libras (mais de 17.500 euros).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)