Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
7

Inalar álcool de tubos de ensaio é nova moda em Maiorca

Inalar álcool através de um tubo, a um custo de 4 euros, é a última e perigosa moda em alguns bares da ilha de Maiorca (Espanha) que 'importou' a prática dos ‘oxy shots’ (shots de oxigénio), já criticada pelas autoridades.
24 de Agosto de 2011 às 20:04
Aparelho converte o álcool em gás com a ajuda de oxigénio
Aparelho converte o álcool em gás com a ajuda de oxigénio FOTO: DR

Várias páginas na internet e nas redes sociais estão já a promover a prática, que as autoridades de saúde da ilha não recomendam, pelos efeitos que pode causar no corpo humano.  

Trata-se de um sistema que usa um aparelho que converte o álcool em gás, com a ajuda de oxigénio, contido numa espécie de tubos de ensaio em formas de 'cocktails' de diversas cores e sabores.  

Vídeos disponíveis na internet mostram o consumo deste tipo de ‘shots’, com um sistema que usa pequenas garrafas de ar comprimido ou uma garrafa maior que mistura o líquido que depois é "aspirado" pelo cliente.  

Apesar de o seu consumo ser já bastante comum em vários bares de uma das zonas da ilha, Magaluf - destino tradicional de jovens britânicos -, nenhum dos distribuidores faz qualquer aviso dos possíveis danos à saúde. 

Inspecções realizadas a alguns bares comprovaram haver total falta de higiene com os filtros usados para a inalação, com as promoções a prometerem "bebedeiras duas vezes mais rápidas" mas sem qualquer aviso de contra-indicações. 

Os promotores explicam que o álcool assim inalado - num processo que deveria ser de uso exclusivo médico - entra, em forma de gás, nos pulmões e depois na corrente sanguínea. 

oxy shots shots cocktails bebidas tubo de ensaio maiorca espanha bar
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)