Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
3

Ladrões roubam leão com 300 quilos em São Paulo

Proprietário chegou horas depois de o animal ter sido levado.
2 de Maio de 2014 às 14:12
Criador acredita que leão foi sedado
Criador acredita que leão foi sedado FOTO: AFP

Um leão de nove anos e com mais de 300 quilos foi roubado por desconhecidos de um criadouro em Monte Azul Paulista, pequena cidade no interior do estado brasileiro de São Paulo. O leão, de nome Rawell, foi roubado no final da madrugada de quinta-feira e levado para local não identificado.

Vizinhos do Criadouro Conservacionista São Francisco de Assis contaram à polícia que por volta das 5h30 da madrugada de quinta perceberam que uma carrinha com três homens e uma mulher chegou ao centro de proteção de animais feridos ou em extinção, carregando na traseira do veículo uma grande jaula. No entanto, ninguém estranhou, pois é frequente a chegada de veículos da polícia ambiental ou de Organizações Não Governamentais com animais vítimas de maus tratos ou de abandono.

Foi o proprietário do criadouro, o médico Oswaldo Garcia Júnior, que percebeu o roubo ao chegar na manhã de quinta, horas depois de o animal ter sido levado. Oswaldo Garcia Júnior encontrou o portão da propriedade arrombado, tal como a porta da jaula onde Rawell vivia há cinco anos, desde que foi deixado no local pelos responsáveis de um outro criadouro que encerrou as atividades.

Segundo o médico, os assaltantes só levaram Rawell, não tendo ligado aos outros 300 animais mantidos no criadouro nem aos equipamentos da sede do centro. Na opinião do especialista, os ladrões foram lá para buscar aquele leão e sabiam como fazer para o conseguir.

Oswaldo acredita que Rawell foi sedado antes de os criminosos arrombarem a jaula, uma vez que apesar de o leão costumar ser dócil com o dono, não seria fácil desconhecidos levarem um animal daquele tipo e daquele porte se ele estivesse acordado. Marcas no chão reforçam essa hipótese, pois dão a entender que o leão foi arrastado até à carrinha.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)