Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
5

Lula 'regressa à vida' e dança no prato (COM VÍDEO)

Não é novidade que a comida japonesa seja confeccionada à base de peixe cru, mas para quem procura emoções mais fortes, pode agora encomendar uma lula que dança no prato.
7 de Agosto de 2011 às 12:04
Já está no YouTube o vídeo da lula que dança no prato
Já está no YouTube o vídeo da lula que dança no prato FOTO: d.r.

Esta iguaria não chegou ainda a Portugal, mas já há um restaurante famoso no Japão por ter criado um prato chamado Odori don - que literalmente significa lula dançante numa taça de arroz - ao juntar molho de soja a uma lula fresca (morta, entenda-se), noticiou o ‘Daily Mail'.

A explicação é simples: O efeito conseguido deve-se ao alto teor de sal contido no molho de soja. Este reage com iões nas células dos tentáculos criando diferentes voltagens e dando movimento à lula. O vídeo já está no YouTube.

O chef Ikkatei Tabiji, em Hakodate, Japão, explica que para preparar este prato, primeiro, retira a cabeça à lula antes de servir o corpo, intacto, sobre uma taça de arroz de sushi. Depois, é derramado o molho de soja sobre o preparado. Como a lula é servida bem fresca, quando o molho é adicionado reactiva temporariamente as suas células nervosas e assim ela ‘regressa à vida'. Este prato já é um sucesso e custa 17,50 euros por pessoa.

Sushi lula dança Odori don Ikkatei Tabiji
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)