Uma mulher francesa que perdeu parte do nariz há oito anos, durante os tratamentos contra um cancro nasal, finalmente conseguiu um novo - depois de o ter desenolvido no braço.
Segundo o jornal britânico
Daily Mail, antes de começar o tratamento ao cancro, em 2013, os médicos de Carine, de 50 anos, fabricaram um nariz feito à medida usando biomaterial impresso em 3D e mantiveram-no congelado na esperança de que a tecnologia avançasse de forma a ser possível implantá-lo. O que acabou por acontecer este ano.
O modelo em 3D foi então implantado sob a pele do antebraço de Carine, onde, durante dois meses, as células e os vasos sanguíneos se alastraram para o modelo e passado esse período o "nariz" foi implantado no rosto. Os cientistas utilizaram um microscópio para fixar os vasos sanguíneos do dispositivo aos do rosto.
Apesar da operação ter sido bem sucedida e da paciente reportar que consegue respirar melhor, será necessária outra intervenção para permitir a sensação no órgão, refere o
Daily Mail.
Carine foi diagnosticada com cancro nasal em 2013 e fez tratamentos de quimioterapia e radioterapia que curaram o cancro, mas também danificaram a maior parte do nariz. Inicialmente, os médicos tentaram substituir o tecido morto com enxertos de pele, mas as células acabavam sempre por morrer. As próteses também foram uma das soluções propostas, mas a paciente tinha dificuldade em mantê-las no lugar, refere o jornal.
Foi então que os cirurgiões do hospital de Toulouse, em França, sugeriram tentar re-cultivar o nariz. O aparelho foi implantado no antebraço porque a pele é fina, semelhante à do rosto.