Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
3

Pais obrigados a mudar nome da filha por "não corresponder ao sexo da criança"

Casal enfrenta uma ação em tribunal, no entanto, em Hollywood há uma menina com o mesmo nome.
25 de Maio de 2018 às 13:52
Vittoria e Luca
Vittoria e Luca
Um casal italiano está a ser obrigado a alterar o nome da filha porque, de acordo com o tribunal, este não "é apropriado ao género sexual". 

Vittoria e Luca optaram pelo nome "Blu", que significa "Bela, Luminosa, Única", sem nunca pensarem que acabariam no sistema judiciário italiano. 

De acordo com o jornal britânico Mirror, as leis em Itália defendem que os bebés devem ter um nome apropriado, ou seja, que seja adequado a uma menina ou a um menino. 

"Se não encontrarmos um nome alternativo, um juiz vai escolhê-lo por nós", disse o pai da menina ao jornal italiano Il Giorno.

A polémica estende-se pois Luca afirma que se trata de uma "discriminação absurda" e argumenta que o casal de Hollywood Jay-Z e Beyonce deram exatamente o mesmo nome à filha mais velha sem problemas. 

A filha do famoso casal chama-se Blue Ivy, que em português se traduz para "Hera Azul". 

De acordo com o jornal The Local Italy, o instituto italiano de estatísticas tem registo de seis meninas, nascidas em 2016, com o nome "Blu", e cinco em 2015.

O processo judicial está a acontecer por causa de um decreto presidencial que foi introduzido em 2000. Embora este seja um nome popular em muitos países de língua inglesa, em Itália é geralmente um nome dado aos meninos.

O casal acabou por ganhar o caso, após o tribunal, numa fase inicial, querer nomeá-la "Giulia". 

Vittoria Bela Blu Luca Luminosa Única Beyonce Mirror Itália juiz Il Giorno Jay-Z Hollywood Blue Ivy
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)