Correio da Manhã

De malas feitas e cheias de coisas boas
Foto Getty Images
Por Vanessa Fidalgo | 11:48
  • Partilhe
Em férias não há razão para dar folga à lancheira, mas as receitas devem ser diferentes.

É tempo de férias e agosto pede comida fresca, saudável e pronta para levar e partilhar em qualquer lugar. Além disso, ninguém quer desperdiçar na cozinha o tempo precioso para os grandes mergulhos ou para as boas conversas. Por isso, há que simplificar.

Na hora de fazer a lancheira convém lembrar que há certos ingredientes que devem ser evitados a todo o custo. Uns porque se estragam mais depressa (como o fiambre, por exemplo), outros porque dificultam a digestão, o que pode ser um incómodo para quem quer passar o dia inteiro na praia ou em viagem. Procure utilizar ingredientes frescos e da estação, pois são mais nutritivos e saborosos e, quando cozinhar, lembre-se que a comida deve ser arrefecida rapidamente. Há um truque fácil e que resulta até no verão: mergulhe a panela em água com gelo.

A ‘Domingo’ pediu a duas nutricionistas para nos darem as suas sugestões mais inspiradas. Ana Bravo (fundadora do blog ‘Nutrição com Coração’) escolheu um delicioso pão de batata-doce, hambúrgueres de atum e salada de curgete e morangos. Já Maria Gama (criadora do projeto ‘Põe-te na Linha’) deixou-nos a sua quiche de cogumelos, uma salada de quinoa e húmus de beterraba, muffins de coco e panquecas de cenoura.

PÃO DE BATATA-DOCE
Comece por cozer a batata-doce e transforme-a em puré. Misture todos os ingredientes, amassando com as mãos. A massa fica maleável e homogénea. Molde pequenas bolinhas que cozinham cerca de meia-hora no forno a 180 graus. Use um tabuleiro forrado com papel vegetal.

INGREDIENTES

PUBLICIDADE
1 chávena puré de batata-doce
1 chávena polvilho doce
3 c. sopa azeite
1/4 chávena água
1 c. sopa sementes chiaSALADA DE QUINOA E HÚMUS

Numa tigela coloque os espinafres, os pimentos cortados aos bocadinhos, a quinoa cozida, a cenoura, a cebola e o ovo cozido. No meio, o húmus de beterraba. Para obtê-lo basta misturar 1/2 beterraba à receita de húmus de grão e triturar.

INGREDIENTES

3 c. sopa de Quinoa cozida
1 mão de folhas de espinafre
1/2 cenoura ralada
1/2 pimento vermelho
1 ovo cozido
1/2 cebola
2 c. sopa húmus de beterrabaSALADA DE CURGETE E MORANGOS

PUBLICIDADE
Corte os morangos e a curgete. Tempere o frango com limão, grelhe e fatie. Grelhe a curgete. Numa travessa, disponha os ingredientes e polvilhe com queijo feta aos cubos, amêndoas e a laranja em pedaços pequenos.

INGREDIENTES

1 curgete
6 morangos
4 c. sopa quinoa cozida
2 chávenas alface em juliana
200 gr peito de frango
30 gr queijo feta
1/3 laranja
1 c. sopa miolo amêndoa com pele
q.b. sumo de limãoHAMBÚRGUER DE ATUM

Misture o atum, o alho, o sumo de limão, a cebola, a salsa e 2 colheres de sopa de cenoura ralada. Amasse e molde 2 mini-hambúrgueres. Grelhe-os. Sirva com salada de cuscuz e cenoura ralada e feijão verde ao vapor.

INGREDIENTES

PUBLICIDADE
200 gr lombo atum picado
q.b. sumo de limão
1 dente de alho picado
1 c. sopa cebola picada
1 c. sopa salsa picada
4 c. sopa cenoura ralada
4 c. sopa cuscuz cozidos
q.b. feijão verde cozidoQUICHE DE COGUMELOS

Triture o tomate, a beterraba e junte os cogumelos (demolhados e laminados), 4 ovos, as claras, as cenouras aos bocadinhos, a cebola, o alho picado e os temperos. Disponha num pirex e por cima espalhe 2 ovos batidos. Leve ao forno 40 minutos.

INGREDIENTES

140 gr de cogumelos
1 Tomate
1/2 Beterraba
6 Ovos
100 ML Claras pasteurizadas
1 Cebola
2 Cenouras
2 dentes de Alho
Pimenta q.b, orégãos e salsa q.b.MUFFINS DE COCO

Numa tigela junte aos flocos de aveia e farinha de espelta o coco ralado. De seguida misture a bebida vegetal, o ovo e as peras cozidas (reduzidas a puré). Bata as claras em castelo e envolva devagar. Use formas de silicone e leve ao forno a 180º C.

PUBLICIDADE
INGREDIENTES

70 gr de flocos de aveia
100 gr de farinha de espelta
10 gr de coco ralado
150 ml de bebida de coco
100 ml de claras
1 ovo
2 peras cozidas
fermento q.b.PANQUECAS DE CENOURA

No liquidificador coloque os flocos de aveia, a água, bebida vegetal ou leite. Triture tudo. No 1,2,3 pique as cenouras e junte. Junte os ovos, as maçãs cozidas e a canela. Volte a triturar tudo até ficar bem envolvido. Coloque uma colher de sopa numa frigideira antiaderente. Quando começar a formar bolhas à superfície, vire do outro lado.

INGREDIENTES

360 gr de Flocos de aveia
600 ml Água, bebida vegetal
ou leite magro
500 gr Cenoura crua
4 Maçãs cozidas
2 Ovos
Canela q.b.

Siga o CM no Facebook.

  • Partilhe
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE