Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
3

2005 mês a mês

Não é preciso um adivinho para prever um ano agitado. A GNR volta do Iraque, o País vai a votos, a Casa da Música abre portas. E que mais?
2 de Janeiro de 2005 às 00:00
JANEIRO
O ano começa com a entrada em vigor do novo Código da Estrada. É mais severo do que o anterior, agrava as multas e as sanções por condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade, manobras perigosas e uso do telemóvel. As missas vão aumentar 2,5 euros. Para rezar é preciso pagar agora dez euros.
Dia 24 inicia-se o julgamento do processo de abuso sexual de menores de Lagoa, envolvendo 18 arguidos da ilha de São Miguel, nos Açores. Do outro lado do Atlântico, também Michael Jackson vai à barra dos tribunais. É acusado de abuso sexual de crianças. O julgamento é dia 31.
A 20 de Janeiro, George W. Bush toma posse como Presidente dos Estados Unidos. No Iraque, haverá finalmente eleições gerais a 30 de Janeiro. Na Palestina, elas têm lugar no dia 9. Uma chuva de concertos em Lisboa: REM e Brian Adams são estrelas de cartaz. José Maria Pedroto morreu há 20 anos.
FEVEREIRO
A 10 de Fevereiro regressam os 127 militares da GNR no Iraque. Já deveriam ter voltado mas em Novembro o Governo decidiu prorrogar a missão por mais 90 dias.
Dia 20 temos as eleições legislativas antecipadas. O País divide-se entre Sócrates e Santana. Quem irá vencer o duelo? Haverá maioria absoluta?
Em Madrid, mais de cem artistas portugueses vão estar representados na 24.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea (ARCO), a decorrer de 10 a 14 de Fevereiro.
A aguardada Cimeira Rússia-Estados Unidos está marcada na agenda para dia 24 em Bratislava. Os presidentes russo e norte-americano vão reunir-se na capital da Eslováquia nos despojos da Guerra Fria.
A China celebra o ano do Galo, que se inicia no dia 9 de Fevereiro. Diz o zodíaco que quem nasce neste ano será um bom viajante.
MARÇO
O Plano de Combate a Incêndios para 2005 só deverá ser apresentado depois da tomada de posse do novo Governo. Este ano, quantos hectares de floresta irão arder?
Inicia-se no Japão, a EXPO Aichi 2005. Portugal estará representado ao mais alto nível.
Os U2 iniciam dia 1, em Miami, a digressão mundial de promoção ao novo álbum, ‘How To Dismantle an Atomic Bomb’.
A Microsoft introduz uma nova aplicação informática que permite utilizar e-mail, mensagens instantâneas, videoconferência, linha telefónica e acesso à Internet. A nova tecnologia permite saber se os utilizadores estão on-line, se estão ocupadas, ou podem atender uma chamada telefónica.
ABRIL
É dia de festa na Invicta. A 14 de Abril é inaugurada a Casa da Música, para alegria dos nortenhos. Mariza e Lou Reed serão alguns dos artistas convidados para o evento.
A União Europeia vai propor à Croácia a abertura de negociações para aderir ao clube restrito dos 25.
Mark Knopfler actua no Pavilhão Atlântico.
Comemoram-se os 50 anos da morte de Albert Einstein. O cientista morreu a 18 de Abril de 1955.
Celebram-se também os 200 anos do nascimento do escritor Hans Christian Andersen.
A Rede Globo faz 40 anos de vida: a emissora brasileira, que mudou o panorama audiovisual em todo o mundo, foi para o ar pela primeira vez a 26 de Abril de 1965.
MAIO
A final da Taça UEFA realiza-se a 18 de Maio no Alvalade XXI. Uma semana depois, dia 25, joga-se a final da Liga dos Campeões em Istambul, na Turquia.
Estreia do terceiro dos seis episódios de ‘Star Wars’, de George Lucas. É o fim da epopeia de Darth Vader.
Não é ficção científica: a NASA retoma os voos espaciais, mais de dois anos depois do acidente com o vaivém Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera, provocando a morte dos sete astronautas que seguiam a bordo.
A 20 de Maio, os dissidentes cubanos reúnem-se em Havana no movimento Assembleia Para Promover a Sociedade Civil em Cuba.
É neste mês que a popularidade de Tony Blair é posta à prova nas eleições gerais na Grã- -Bretanha.
Évora vai ter um hotel de luxo. O seu nome será Convento do Espinheiro a Luxury Collection Hotel.
O Papa João Paulo II faz 85 anos. O Sumo Pontífice tem graves problemas de saúde e fala-se na sucessão.
JUNHO
Entre 22 e 30 de Junho realizam-se os primeiros exames nacionais do 9.º ano de Português e Matemática. As notas dos alunos são divulgadas a 11 de Julho.
O nome dos principais candidatos à Presidência da República deve surgir nesta altura. Iremos assistir a um duelo entre Cavaco Silva e António Guterres?
A 12 de Junho de 1985, Portugal assinava a adesão à Comunidade Económica Europeia. Foi já há vinte anos.
Nasceu há 130 anos a figura do ‘Zé Povinho’ de Rafael Bordalo Pinheiro - foi no dia 12 de Junho de 1875.
Passam 100 anos da morte de Pina Manique, fundador da Casa Pia. O que diria ele sobre o escândalo de pedofilia?
JULHO
Julho é mês de arraiais e festivais de rock. Uma novidade: Viseu vai ser palco do Festival Ibérico de Rock, entre 14 e 17 de Julho. O festival cujo orçamento rondará os 1,8 milhões de euros, será uma espécie de Rock in Rio em ponto pequeno, garantem os responsáveis.
Estreia a quarta aventura de Indiana Jones. Harrison Ford ainda tem genica para saltar de pontes levadiças.
A Disneylandia celebra 50 anos. O parque temático abriu as portas a 18 de Julho de 1955.
AGOSTO
A Constituição da UE deverá ser referendada em vários países da Europa: o voto está agendado para Espanha, Holanda, França, Polónia e Luxemburgo. Em Portugal, o referendo foi adiado para a segunda metade de 2005, depois do Tribunal Constitucional ter chumbado a proposta de pergunta aos eleitores.
Será igualmente nesta época de ‘seally season’ que chega a Portugal a empresa que transforma cinzas de mortos em diamantes?
Um mês negro porque se assinala os 60 anos sobre triste ataque nuclear a Hiroshima e Nagasaki.
SETEMBRO
As eleições autárquicas estão previstas para Setembro ou Outubro.
O futuro Casino de Lisboa, localizado no Parque das Nações, deverá abrir as portas dia 25. Custou 65 milhões de Euros. Terá um hall onde se poderão realizar espectáculos, 650 ‘slot machines’, parque de estacionamento para 600 viaturas e uma vasta sala de jogos com realce para os já tradicionais roleta e póquer.
De 14 a 16 de Setembro, a cimeira da ONU decide o futuro da organização. Há 100 anos a descoberta a teoria da relatividade revolucionava a ciência.
OUTUBRO
Ou sim ou sopas. A 3 de Outubro, é negociado o futuro da Turquia na União Europeia. O reconhecimento de Chipre por parte do Governo islâmico de Ancara é essencial para a futura adesão. Quem sabe para o ano de 2010? Por enquanto a Europa divide-se perante a incógnita que vem do oriente.
Dia 30 regressa o Grande Prémio de Portugal.
Será em Outubro que a empresa que transforma as cinzas de mortos em diamantes abre as portas?
NOVEMBRO
A capital portuguesa vai receber uma das mais badaladas cerimónias do ‘showbiz’, os MTV Europe Music Awards. A cerimónia realiza-se dia 23 no Pavilhão Atlântico. Será transmitido em 119 milhões de lares europeus e tem uma audiência mundial de mil milhões de espectadores.
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, anuncia a extracção do primeiro barril de petróleo timorense para 28 de Novembro, quando se completam 30 anos sobre a proclamação de independência.
Há 250 anos, Lisboa foi destruída pelo terramoto de 1 de Novembro de 1755.
Este é o mês em que se comemoram os 160 anos do nascimento de Eça de Queiroz.
Há menos tempo foi descoberto o raio-X. O feito deu-se a 8 de Novembro de 1895.
DEZEMBRO
Fim da mítica G-3. Ao serviço das Forças Armadas há mais de 40 anos, serviu na Guerra Colonial e ajudou a abrir as portas da Democracia. Mas está obsoleta e o seu ciclo de vida prestes a chegar ao fim. A velhinha G3 vai ser substituída por uma arma ligeira mais moderna e tecnologicamente mais avançada.
Este é o mês das efemérides: 50 anos da morte de Egas Moniz (13 de Dezembro de 1955); 50 anos da adesão de Portugal à NATO (14 de Dezembro de 1955); 200 anos da morte de Bocage (21 de Dezembro de 1805); 150 anos do nascimento de Cesário Verde (23 de Dezembro de 1855).
Ver comentários