Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

A ciência do futuro

É na área da saúde que são esperadas as inovações mais impressionantes
13 de Outubro de 2013 às 15:00
Falar Global
Falar Global

A ciência e a tecnologia não param de surpreender e os avanços surgem em variadas áreas. Vamos ter robôs domésticos que interagem connosco, vacinas sem agulhas, computadores e telefones incorporados em óculos ou dispositivos mecânicos que devolvem o andar a quem tem mobilidade reduzida. É na saúde que se esperam os avanços mais impressionantes. Para além dos dispositivos biomecânicos, há também avanços na neuroestimulação, que promete milagres na recuperação de doentes com músculos inativos. A grande novidade é um estimulador que gera uma corrente elétrica e provoca uma contração muscular que ajuda a restabelecer o movimento. Pode ser usado em reabilitação ou ser um complemento que se poderá vestir – uma espécie de exoesqueleto que pode ser usado como uma camisa. No campo dos sensores, a evolução traz dispositivos que podem ser integrados em tablets, smartphones ou volantes de carros, que medem desde a atividade dos músculos ou estados emocionais. Estes sensores podem vir a ser o bilhete de identidade do futuro. Num horizonte próximo pode ter em casa um armário que lhe diz o que faz falta lá dentro ou um espelho inteligente que mostra sugestões de vestuário.

 

 

Novas lentes para telemóvel

Sony: lente sem fios para usar com  smartphones

A Sony lançou duas lentes de alta resolução para smartphones. Ambas podem ligar-se por wi-fi a qualquer aparelho com sistema iOS – iPhone e iPad – ou Android, usado nos Galaxy da Samsung, bem como em várias outras marcas de smartphones. A ligação sem fios permite o uso da lente sem estar acoplada ao telefone.

 

Sociedade Bit

Reginaldo  Rodrigues de Almeida
Professor universitário  e apresentador CMTV  do programa Falar Global

A caminho das estrelas

Muitos sabem, outros ficam agora a saber que Richard Branson é o mediático Presidente da Virgin, um grupo económico com interesses nas mais variadas áreas; da música às telecomunicações, dos produtos alimentares à ‘Fórmula 1,’ a par dos caminhos de ferro e dos transportes aéreos.

Com tamanha diversidade de atuações, é natural que os quatro cantos do mundo se mostrem pequenos, talvez por isso, o empresário se aventure no Espaço com a marca Virgin Galactic, em parceria com a Aabar Investments, propondo viagens com veículos construídos com tecnologia revolucionária - mas totalmente segura, garante.

A sede da Virgin Galactic, no Novo México, parece retirada de um  filme de ficção científica, onde o design futurista é de fazer cortar a respiração. Esta empresa de voos espaciais comerciais já tem e aceita reservas, tendo Branson assegurado que ele e os seus filhos integrarão a primeira viagem, prevista ainda para 2013. A cadeia de televisão NBC associou-se à iniciativa e criou uma série que envolve a competição dos fãs: a Space Race. O vencedor ganha uma viagem ao Espaço. Será que poderá estar a chegar a sua vez?

 

 

 

Falar Global
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)