Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

A força dos Anonymous Portugal

Grupo de ativistas tem-se destacado pelos ataques a sites do Estado.
18 de Maio de 2014 às 15:00
Falar Global, Anonymous Portugal, Procuradoria-Geral da República, Selfies, Ataques a sites
Falar Global, Anonymous Portugal, Procuradoria-Geral da República, Selfies, Ataques a sites

Não se sabe ao certo quem são, nem onde estão, mas sabem exatamente o que defendem. Dizem agir em nome de 99% dos portugueses contra a corrupção. Aparentam ter conhecimentos informáticos profundos e fazem dos sites presas fáceis. Admitem que as empresas são mais difíceis de ‘derrubar' por se protegerem mais do que os órgãos estatais. São raras as aparições em televisão, mas o grupo falou com a CMTV, garantindo que todos são bem-vindos: "Os Anonymous são uma ideia, e qualquer um de nós pode ser um Anónimo, a partir do momento em que não se concorde com as injustiças."

Miguel Martins, jornalista do CM e da CMTV, falou com elementos do movimento e explica que "o grupo revelou medo de ser apanhado, já que o que fazem é punível por lei". No dia 25 de abril, 40 anos após a revolução dos cravos, o Anonymous Portugal voltou a atacar. Desta vez, o alvo foi a Procuradoria-Geral da República. "Uma chamada de atenção", porque "os valores e os direitos conquistados em 74, aos poucos estão a ser retirados. Há pessoas a passar fome, há pessoas que não têm água, luz ou gás, e estamos a perder o direito básico de acesso à saúde". Os últimos ataques dão um sinal inequívoco da força destes ativistas.

SABER GLOBAL

Inovação: Plástico regenerado

Investigadores americanos desenvolveram um material sintético capaz de se autorreparar, com recurso a um gel. Avanço pode revolucionar a construção automóvel e aeroespacial.

Medicina: Pedras nos rins

Investigadores portugueses estão a criar um sistema que indica em 17 segundos a via mais direta para a remoção da pedras nos rins. Câmara e sensor dão coordenadas.

Estudo: Telemóveis e produtividade

Um estudo garante que o vício do telemóvel leva as pessoas a produzirem mais, mas não a ganharem mais. A produtividade subiu de 14 para 28% mas os vencimentos subiram 3% desde 2008.

GLOBAL NET

Samsung aposta nas selfies

A Samsung prepara-se para lançar a NX3000, uma máquina fotográfica dedicada aos obcecados pelas selfies.
O corpo da máquina é idêntico ao do modelo NX Mini, a diferença está na espessura. A novidade é o ecrã LCD
rotativo, que gira 180º e faz desta a máquina ideal para os adeptos dos autorretratos digitais.

Falar Global Anonymous Portugal Procuradoria-Geral da República Selfies Ataques a sites
Ver comentários