Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
7

“Água à temperatura de 28ºC”

"Bonaire é uma viagem de sonho para quem, como eu, gosta de paisagens subaquáticas", assinala Elisabete Jacinto
21 de Agosto de 2011 às 00:00
Estou a filmar o fundo do mar; a fotografia é do meu marido. As águas calmas, quase sem correntes nem ondulação, facilitam a prática do mergulho
Estou a filmar o fundo do mar; a fotografia é do meu marido. As águas calmas, quase sem correntes nem ondulação, facilitam a prática do mergulho FOTO: Direitos reservados

Bonaire: que é como quem diz "bom ar"! Trata-se de uma ilha situada no Sul das Caraíbas, onde estive em Julho deste ano, foi a minha viagem mais recente. Embora não seja particularmente bonita, nem tenha praias magníficas, a ilha deve a sua popularidade ao turismo. É conhecida pelo windsurf, snorkeling e mergulho. Mergulho autónomo. Eu diria que se trata de um paraíso para os mergulhadores devido às suas águas calmas, quase sem correntes nem ondulação.

De um azul-turquesa magnífico, o mar esconde recifes de coral sobre o qual nadam as mais variadas espécies de peixe com todos os padrões e cores que nos for possível imaginar. Tudo a poucos metros da praia ou, mais exactamente, da estrada. Toda a organização turística da ilha é dirigida aos mergulhadores, a quem se alugam pick-ups para transportar o material. As viaturas circulam pela ilha e ficam na berma da estrada quando as curtas praias de coral não deixam espaço livre para estacionar.

Equipar, mergulhar, usufruir das magníficas paisagens subaquáticas, voltar à pick-up, desequipar e partir à procura de um outro sítio é objectivo único. A água à temperatura de 28ºC não deixa espaço a hesitações. Em Bonaire não é preciso guia de mergulho e a liberdade é total para quem sabe respeitar as regras de preservação da Natureza. São umas férias espectaculares… para quem gosta de mergulhar.

GUIA DA VIAGEM

O QUE MAIS GOSTEI

De mergulhar no Bonaire National Marine Park.

O QUE MENOS GOSTEI

Os mosquitos.

NÃO SE ESQUEÇA DE

Visitar locais como o Washington Slagbaai National Park: trata-se de uma área protegida, habitat de espécies nativas endémicas como papagaios, flamingos, periquitos e iguanas. Nas praias nidificam tartarugas. Outra sugestão é a visita ao Jardim das Borboletas: um espaço onde se podem admirar borboletas de várias espécies e, inclusive, vê-las pousar sobre o nosso ombro. É uma experiência fantástica.

FICHA

PAÍS: Bonaire, ilha nas caraíbas, município especial dos Países Baixos

CAPITAL: Kralendijk

MOEDA: Guilder das Antilhas Holandesas

HABITANTES: 18 mil

VAI GOSTAR SE…

é amante de mergulho

SUGESTÕES

VIAGEM

Lisboa/Bonaire: Voo + hotel, 1723 euros. 7 noites no Plaza Resort Bonaire no regime de só alojamento – pela Logitravel. Só voo, 1867 euros, com partida de Lisboa, com duas escalas, pela AirFrance, via KLM.

ESTADIA

Hotel Sand Dollar Condominium Resort, desde 50 euros/noite. Hotel Belmar Oceanfront, a partir de 87 euros. (*)

(*) As sugestões de transporte e hotéis são indicação da Domingo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)