Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
9

“As escolas podem estar a seleccionar os alunos”

Maria José Viseu, 46 anos, é presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação. Dá aulas num centro de formação profissional.
12 de Julho de 2009 às 00:00
“As escolas podem estar a seleccionar os alunos”
“As escolas podem estar a seleccionar os alunos”

Há escolas, tanto do Básico como do Secundário, que têm uma baixa percentagem de alunos com Acção Social Escolar em relação à média nacional. Como se explica esta discrepância?

Pode dar-se o caso de, eventualmente, as pessoas não terem apresentado a documentação que era necessária. Ou, por outro lado, a escola pode ser extremamente rigorosa e seguir a capitação que é dada pelo Ministério da Educação (ME).

Mas é normal o ME enviar um alerta às direcções regionais de Educação para acompanharem de perto o processo das matrículas e inscrições em algumas escolas que têm um baixo número de beneficiários da Acção Social Escolar (ASE)?

Não sei qual terá sido o motivo. Mas posso tentar ver na perspectiva de, eventualmente, estas escolas poderem estar a fazer uma selecção de alunos.

Alegadamente, este aviso foi lançado para dissuadir a discriminação social nas matrículas e inscrições.

Pode estar a haver um processo de selecção de alunos que não se coaduna com a escola inclusiva e de igualdade de oportunidades que queremos. Seria interessante, se estas escolas forem do ensino secundário, saber quais serão os resultados dos exames nacionais. E aí já se conseguiria verificar se, efectivamente, houve ou não selecção de alunos tendo em conta o rendimento per capita. 

Ver comentários