Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

As mil e uma luzes de Nova Iorque

Se há sítio no Mundo onde faz sentido haver uma loja da M&M’s com vários andares, esse há-de ser nos Estados Unidos. Parece disparatado, mas se aqui não faltam pessoas interessadas em comprar quase tudo o que houver para vender, por que é que essas pessoas não haveriam de querer um porta-chaves, uma caneta ou uma t-shirt da marca?
10 de Maio de 2009 às 00:00
As mil e uma luzes de Nova Iorque
As mil e uma luzes de Nova Iorque

E eu, que tal como o vizinho do lado também tenho as minhas pancadas, poderei julgar seja quem for? Plantada em Times Square, a ‘boutique’ dos chocolates que derretem na boca e não nas mãos está tão cheia como qualquer outra nesta zona, e fica difícil perceber se há mais gente na rua ou dentro dos estabelecimentos comerciais. Naquele que é um dos lugares mais emblemáticos da cidade de Nova Iorque estão a rodar cenas do próximo filme de acção de Nicholas Cage, sendo que há três noites que decorrem filmagens numa das ruas principais da zona onde durmo por estes dias.

Não deverá ser um problema de maior para a Câmara, já que o cinema e a televisão acabam por ser um dos principais impulsionadores do turismo que para aqui é atraído. Na minha primeira vez na cidade, tenho que admitir que há um fascínio inegável nas luzes que piscam vinte e quatro por sete nos arranha-céus. Mas percebo claramente que meia hora de Times Square, Broadway e Quinta Avenida juntas é mais do que suficiente para a minha conta diária e felizmente há sítios bem mais interessantes para passar o tempo, como a belíssima Greewich Village.

No primeiro (e único) dia da semana onde o Sol se mostrou, deu para passear no pulmão da Big Apple, o Central Park, pouco antes de ir assistir ao concerto dos Buraka Som Sistema na Bowery Ballroom. O espectáculo assombroso da banda de Lisboa que deixou o público norte-americano rendido ao ‘kuduro progressivo’ acaba por sintetizar o espírito desta capital mundial: aqui tudo pode acontecer, e as probabilidades são de que vá mesmo. Acontecer. Uma terra admirável, para fruir em doses bem moderadas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)