Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

Campeão do Mundo do futebol na ponta dos dedos

Uma pequena notícia dava conta de um grande feito. Vasco Guimarães, atleta do Grupo Desportivo Dias Ferreira, sagrava-se campeão do Mundo de ‘Subbuteo’ no campeonato disputado na Dinamarca. O segundo classificado foi outro português, Filipe Maia, também do clube de Matosinhos.
2 de Outubro de 2011 às 00:00
Vasco Guimarães começou a jogar por brincadeira, mas o ‘Subbuteo’ tornou-se a sua principal actividade
Vasco Guimarães começou a jogar por brincadeira, mas o ‘Subbuteo’ tornou-se a sua principal actividade FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Foi em casa dos primos que Vasco Guimarães experimentou pela primeira vez o ‘subbuteo’. Na altura, a marca que criou o jogo dava nome ao desporto em que dois adversários se defrontam com bonecos de plástico, movidos pelos toques precisos das pontas dos dedos. Vasco ficou rendido.

"Tinha uns oito anos e gostei muito. Aos 12 comecei a participar em torneios e entrei para o Grupo Desportivo Dias Ferreira, em Matosinhos", conta Vasco. Pouco depois, começou a entrar em provas internacionais e os resultados apareceram. Em 1990, com apenas 14 anos, sagrou-se campeão mundial de juniores.

Em 1996, Vasco atingiu o ponto mais alto da carreira, ao vencer o Campeonato do Mundo, numa prova realizada na Dinamarca. No ano seguinte, foi campeão europeu e ganhou vários títulos colectivos.

CARREIRA LÁ FORA

Vasco estudou Comunicação Social e licenciou-se em Ciências da Educação. Mas nunca chegou a dar aulas. No início dos anos 2000 foi convidado a jogar pelo Mattersburg, clube austríaco. "Passei a viver entre o Porto e a Áustria, onde fazia torneios e chegava a ganhar 10 mil euros por ano, entre salários e prémios dos torneios".

Depois, jogou pelo Nápoles e hoje alinha pelos gregos do Atlas. Conta cinco títulos por equipas na Liga dos Campeões europeus. Além do ‘subbuteo’ – hoje designado como futebol de mesa – Vasco, de 35 anos, é empresário de futebol e joga póquer. "Tive a sorte de poder fazer aquilo de que gosto e ser pago por isso".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)