Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

"Cuidado com os doces"

Um estudo publicado esta semana diz que quase um terço das crianças até dez anos tem peso a mais. A nutricionista Paula Veloso explica o que comer.
25 de Outubro de 2009 às 00:00
João Pedro Marques, aluno do 5º ano (à esq.), e Paula Veloso, Nutricionista
João Pedro Marques, aluno do 5º ano (à esq.), e Paula Veloso, Nutricionista

João Pedro Marques tem 10 anos e muito apetite. Tem também dúvidas acerca dos hábitos alimentares mais correctos e faz perguntas. Paula Veloso responde.

João Pedro - Por que é que não posso comer doces antes das refeições?

Paula Veloso - Se comeres doces antes das refeições poderás não ter fome para o almoço e o jantar, que fornecem muitos nutrientes indispensáveis ao crescimento e à saúde em geral. Os doces têm muitas calorias e açúcar, contribuindo por isso para engordar e para as cáries dentárias. Contêm poucas vitaminas, proteínas, fibras e minerais indispensáveis.

J.P. - Quantas vezes por semana posso comer hambúrgueres?

P.V. - Se comeres hambúrgueres grelhados feitos em casa com pouca carne – podes juntar cogumelos – e em pão normal, é como se estivesses a comer bife com arroz ou batatas. Podes comer até duas vezes por semana. Se comeres fora, no máximo uma vez por semana, sem refrigerantes e batatas fritas porque assim poderás ingerir só nessa refeição quase todas as calorias que precisas num dia!

J.P. - O pequeno-almoço é obrigatório?

P.V. - É mesmo obrigatório. Se não tomarmos o pequeno-almoço poderemos estar em jejum mais de 14 horas, provocando, além de irritabilidade e falta de concentração, que o organismo poupe energia e engorde com mais facilidade. Aumenta também a tendência para se comer alimentos muito calóricos como bolos ou batatas fritas. O que costumas beber quando tens sede? E às refeições?

J.P. - Costumo beber água durante o dia, e às refeições também. Gosto de Coca-Cola e de outros refrigerantes, mas quando estou com sede prefiro água. n

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)