Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
9

“Cumpri a minha obrigação de homem do mar”

‘O Regresso dos Heróis’, titulava o CM sobre o regresso a Lisboa do navio ‘Ponta de Sagres’. Duas semanas antes, a embarcação comandada por Hélder Almeida retirou mais de duas mil pessoas do porto de Bissau, em fuga à guerra civil que estalara no país. A chegada a Lisboa foi emocionante.
24 de Junho de 2012 às 15:00
Hélder Almeida comandava o cargueiro que salvou mais de duas mil pessoas da guerra em Bissau
Hélder Almeida comandava o cargueiro que salvou mais de duas mil pessoas da guerra em Bissau FOTO: Sérgio Lemos

Seria mais uma viagem de rotina para o ‘Ponta de Sagres’, navio de linha da Portline. Saído de Lisboa em direcção a Roterdão, levava contentores para Cabo Verde e para a Guiné-Bissau. Foi na Cidade da Praia, a 7 de Junho de 1998, que o navio recebeu a notícia.

"Soubemos que tinha havido um golpe de estado na Guiné-Bissau", lembra Hélder Almeida, comandante do ‘Ponta de Sagres’. Os dias seguintes foram de incerteza. Centenas de portugueses queriam fugir da capital guineense e o Governo de Lisboa aceitou a oferta da Portline. "Concordei em ir a Bissau. Perguntaram-me quantas pessoas poderia transportar, eu disse que seriam mil."

TIROS EM BISSAU

O ‘Ponta de Sagres’ chegou a Bissau às 09h00 de 11 de Junho. "Ouviam-se tiros, e só pudemos atracar às 15h00. No porto estavam mais de 2000 pessoas [de 17 nacionalidades, mas sobretudo portugueses e guineenses]. O navio estava preparado para 20 tripulantes, e nós éramos 14. Mas levámos toda a gente, no convés, em cima dos contentores, onde foi possível."

Seguiu-se uma tormentosa viagem de 26 horas até Dacar, capital do Senegal, onde os passageiros foram desembarcados, todos sãos e salvos. Semanas depois, Hélder Almeida voltou a Lisboa e foi condecorado pelo presidente Jorge Sampaio com a Ordem da Torre e Espada. "Foi uma honra e um orgulho, mas sinto que cumpri a minha obrigação de homem do mar", diz o comandante, que aos 69 anos está reformado.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)