Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
8

E o rei já não vai nu

A última vez que escrevi sobre o Benfica neste espaço foi no dia em que terminou o campeonato passado, numa crónica que intitulei de ‘O Rei Vai Nu’. Desgastado com os resultados (ou falta deles) numa temporada para esquecer, destilei por aqui, mais do que raiva, uma tristeza imensa: 'Chegados ao final de mais uma temporada inglória, parece que não se passou nada, e bora lá de novo, repetir os mesmos erros à procura de resultados diferentes (...) Agora, mais do que ouvir ou ler, quero ver fazer.
16 de Agosto de 2009 às 00:00
E o rei já não vai nu
E o rei já não vai nu

E agradeço um tempo de descanso.' Pois bem, o tempo passou muito rapidamente e hoje temos o nosso primeiro jogo oficial. O que mudou? Muito, mesmo. Jorge Jesus parece ter recuperado uma série de jogadores que juntamente com uma mão-cheia de novas contratações estão a olear uma máquina que quer praticar um futebol bonito e prático. A pré--época devolveu-nos uma esperança fundamentada e não aquela que vem da fé cega que é apanágio dos adeptos fervorosos, mostrando que a equipa está no caminho certo, com uma atitude que já não lhe encontrávamos há uns bons anos.

Esta semana um grande amigo lagarto – ninguém é perfeito – disse-me que só aguentou os dezoito anos de secura do Sporting porque apesar de tudo foram tendo boas equipas e jogadores, muitas vezes deixando o que tinham e não tinham no campo. Hoje, para seu desgosto e minha alegria diz que já não sente o mesmo. Nós precisamos muito de vitórias e títulos, sou o primeiro a reconhecê-lo, e quanto mais cedo melhor. Mas precisamos também, se possível ao mesmo tempo, de recuperar o lugar que conquistámos no imaginário do futebol mundial, numa mística que nunca foi suplantada por qualquer outra equipa nacional, por mais que algumas tentem dizer que sim. Vieira, Rui Costa e Jorge Jesus parecem estar a criar as bases necessárias para que isso aconteça. Pode ser que hoje estejamos prestes a testemunhar o princípio de um novo e glorioso ciclo. Que o Rei já não vai nu, isso é certinho. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)