Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

Está muito bom tempo nos canais

O mundo está perdido, como proclamam os Velhos do Restelo desde que o mundo é mundo? Sei lá: não sou especialista neste mundo – é por isso que esta coluna se intitula Do Outro Mundo. Mas registo duas recentes conquistas na igualdade entre os sexos e pergunto-me o que a minha amiga Inês Pedrosa, uma feminista inteligente (não, não é oxímoro) dirá deles. As militares americanas raramente entravam em combate, mas as guerras no Iraque e no Afeganistão mudaram isso: agora matam e esfolam como qualquer marmanjo.
23 de Agosto de 2009 às 00:00
Está muito bom tempo nos canais
Está muito bom tempo nos canais

A outra novidade é ainda mais assombrosa: rompendo uma tradição de 900 anos, as ragazzas venezianas conseguiram o direito de serem gondoleiras. Bem, a primeira viagem que fiz ao estrangeiro, ainda adolescente, foi a Veneza. Naquela época não havia e-mails. Telegrafei histericamente aos meus pais: 'Ruas inundadas! Aguardo instruções!' Sim, muito peculiar: mais de 100 ilhas e 45 km de canais.

A única cidade do Mundo onde se pode enjoar ao atravessar-se a rua. Pois, cosmopolita leitor, certamente reparou que, na República Sereníssima, era tudo gondoleiro: erectos (embora diagonais), de camisa às riscas, chapéu de palha com fitinha – homens de barba rija, 'si signore'. Agora acabou-se. 'Finita' é a pasta! No ano passado, as autoridades locais abriram um curso de navegação de gôndolas só as damas – e agora elas fazem fila para empunhar o remo. E, se for o caso, a cantarolar aos berros 'O Sole Mio'. A primeira gondoleira chama-se Giorgia Boscolo (23 anos e dois filhos).

Depois do extenuante curso de 400 horas, jurou que conduzir uma gôndola é canja, se comparado a dar à luz um bambino. Não sei, não. Já imaginaram as gondoleiras a tagarelarem ao telemóvel o tempo todo, enquanto serpenteiam o barco em hora de ponta? Até ontem, Veneza era a única cidade do Mundo onde era impossível ser-se atropelado. Agora já não tenho tanta certeza. Perdão, Inês.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)