Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

Férias em cheio no Algarve

Onde estender a toalha, onde comer, onde sair à noite, onde dançar. As sugestões para um Verão muito ‘in’ a Sul
11 de Julho de 2010 às 00:00
Água cristalina da Deserta
Água cristalina da Deserta FOTO: Luís Costa

Descobrir o melhor que o Algarve tem para oferecer é anualmente um desafio para os milhares de turistas que passam pela região durante o Verão. Entre encontrar as praias com a água mais cristalina e quente até conseguir um lugar no restaurante com as especialidades mais saborosas, a dificuldade está na escolha.

A Domingo deixa-lhe algumas sugestões para este Verão. Entre os melhores locais para passar um dia de praia, evitando multidões e stress , até aos melhores restaurantes, bares e discotecas que estão mais ‘in’ durante a época estival, com as melhores festas, porque o leque de opções é grande. Nem sempre o bom está nos locais mais frequentado. A qualidade da comida, a garantia de tranquilidade e os preços são alguns dos aspectos destacados. "Servimos todos da mesma maneira, seja uma figura famosa ou não, mas sempre com qualidade", confidenciou à Domingo José Vargues, proprietário do Estaminé, na Ilha Deserta, um dos locais mais exclusivos da costa algarvia.

A relação de longos anos com os turistas é muitas vezes primordial para o sucesso de cada estabelecimento. É o que acontece no Pézinhos da Areia, na praia Verde, onde a qualidade do serviço está acima de tudo. "Temos relações com clientes que duram há longos anos e para muitos até somos nós a escolher o que vão comer", diz a proprietária Mafalda Bastos. O serviço personalizado é outro dos trunfos. "Os clientes chegam à praia, escolhem o que querem e depois nós telefonamos a avisar que já têm mesa. Nem precisam de esperar", explicou Mithel Catuna, o homem que gere o espaço de praia nos Salgados, um dos destinos recomendados para umas férias em cheio.

PRAIAS

ILHA DESERTA

DESCRIÇÃO

Também conhecida por Ilha da Barreta, a Deserta é uma língua de areia banhada pelas águas calmas e cristalinas da ria Formosa e Atlântico. É a única ilha desabitada do Parque Natural.

ALI PERTO

A fauna e flora da ria Formosa podem ser observadas seguindo os vários percursos de barco. Aproveite ainda para mergulhar nas águas cristalinas.

COMO IR

A única forma de chegar à Deserta é de barco. Muitos utilizam os meios próprios, como iates e veleiros. Pode usar as carreiras que saem às 10h00, 11h30, 13h15, 15h00, 16h45 e 18h15 a partir de Faro.

PRAIA DOS CANEIROS

DESCRIÇÃO

Pequeno areal entre arribas de grande beleza. É uma praia muito tranquila, com pouco espaço para estender toalhas. O aluguer de toldo é a melhor opção. O areal já foi conhecido em tempos pelo nome de praia do João Belbute, proprietário de terrenos na zona.

ALI PERTO

Em frente localiza-se o rochedo do Leixão das Gaivotas, onde nidificam estas aves. A poente dos Caneiros fica a foz do rio Arade, onde funciona a marina de Portimão. É ainda o local de atracagem de dezenas de cruzeiros, durante todo o ano.

COMO IR

Acesso de carro por Ferragudo até chegar a um pequeno acesso à direita. A praia situa-se a cerca de 3,5 km a sul desta povoação piscatória.

PRAIA VERDE

DESCRIÇÃO

Apresenta-se como um local de pura evasão, rodeado por um frondoso pinhal com vistas deslumbrantes sobre o oceano. Com um extenso areal, a praia Verde é uma imagem de um postal de tranquilidade. A calma do oceano, quase sem ondulação – propícia ao skimming – e a temperatura da água convidam a momentos relaxantes durante o Verão.

ALI PERTO

Fica a 10 km da fronteira com Espanha, a 5 km do Castelo de Castro Marim, a 2 km do Casino de Monte Gordo, próximo dos campos de Golfe de Tavira e Castro Marim.

COMO IR

Seguir em direcção a Monte Gordo e virar à direita para a praia Verde até chegar à praia. Uma parte tem que ser feita a pé.

PRAINHA ENTALADA ENTRE FALÉSIAS

DESCRIÇÃO

Pequena praia entalada entre altas falésias, entre Alvor e Portimão, que criaram um areal recatado, de difícil acesso. Um elevador embutido nas rochas (único no Algarve) permite chegar à praia reservada. O local impressiona por ter pequenas grutas que são percorridas pelos turistas a pé ou de barco.

ALI PERTO

Está apenas a 2 quilómetros da pequena vila piscatória de Alvor e da Praia da Rocha, dois locais diferentes mas famosos pelos seus restaurantes, artesanato, animação e, claro, beleza natural. A área envolvente é calma e está perto dos melhores campos de golfe da região, onde se reúnem centenas de praticantes da modalidade. Na zona envolvente pode ainda encontrar vários jardins que dão a oportunidade de agradáveis passeios, tanto a pé como de bicicleta, desde Alvor até Portimão.

COMO IR

Siga de Portimão em direcção ao empreendimento Prainha Clube, a pouca distância de Alvor. Desça por elevador para o areal.

PRAIA DOS SALGADOS

DESCRIÇÃO

Local tranquilo e de rara beleza, longe das grandes multidões de turistas durante o Verão. O areal dá acesso tanto ao mar como à lagoa.

ALI PERTO

A praia está junto à lagoa dos Salgados, um dos locais de observação de aves mais visitados do Algarve.

COMO IR

O acesso é pela estrada entre Albufeira e Armação de Pêra.

CHARME NO GIGI

DESCRIÇÃO

É uma das praias mais requintadas e frequentada por várias figuras da alta sociedade, que passam férias na luxuosa Quinta do Lago.

ALI PERTO

A praia é envolvida por um dos braços da ria Formosa, onde a natureza exuberante oferece uma paisagem única.

COMO IR

O acesso de carro atravessa o empreendimento Quinta do Lago.

RESTAURANTES

BARLAVENTO

VISTA ÚNICA NO REI DAS PRAIAS

COMO IR

Direcção praia dos Caneiros, em Ferragudo. Contacto telefónico: 282 461 006.

PONTOS FORTES

Espaço alia o bem-estar aos prazeres gastronómicos. Com sala virada para o mar, o peixe grelhado, ao sal ou no forno são as opções-base. O treinador José Mourinho e a família do duque de Bragança são clientes habituais durante o Verão.

Preço médio por pessoa: 30 euros

CANIÇO APENAS DE ELEVADOR

COMO IR

Seguir pela Variante 3 de Portimão até ao Aldeamento Turístico da Prainha, em Alvor. Contacto: 282 458 503.

PONTOS FORTES

Está situado numa falésia e o acesso é feito apenas por elevador. Oferece um cenário único e ideal para um jantar romântico. As especialidades da casa são o peixe grelhado e as cataplanas de marisco. O piloto Tiago Monteiro e o ex-presidente do Sporting José Roquete são clientes habituais.

Preço médio por pessoa: 30 euros

FRESCURA NO MENU DO SUESTE

COMO IR

Seguir em direcção a Ferragudo. Fica na margem esquerda do rio Arade. Contacto: 282 461 592.

PONTOS FORTES

Dispõe de um transporte de clientes de e para iates e veleiros fundeados no rio ou marina de Portimão. Peixe fresco, sopa de lingueirão e feijoada de buzinas (domingos) são especialidades. José Mourinho, Durão Barroso e o milionário João Pereira Coutinho são alguns dos frequentadores do espaço.

Preço médio por pessoa: 25 euros

RESTINGA NO AREAL DE ALVOR

COMO IR

Seguir em direcção a Alvor. Fica na zona poente do praia. Contacto: 282 459 434.

PONTOS FORTES

Tem uma vista panorâmica única sobre o mar e a ria de Alvor. As especialidades da casa são o camarão com arroz, espaguete do mar e as cataplanas de marisco e peixe. Pode cruzar-se com o ex-presidente do Sporting Soares Franco.

Preço médio por pessoa: 30 euros

OS ENCANTOS DOS SALGADOS

COMO IR

Seguir em direcção à praia dos Salgados. Fica situado em pleno areal, entre a Galé e a praia Grande. Contacto: 289 592 179.

PONTOS FORTES

Tem uma vista privilegiada sobre o mar e à noite oferece um encanto especial. Os clientes que estão na praia são chamados para a mesa por telefone e nunca ficam à espera. Peixe fresco de Sagres, gambas da costa e amêijoas são as especialidades da casa. Carolina Patrocínio e Fernanda Serrano são fiéis a este espaço de praia.

Preço médio por pessoa: 30 euros

VILA JOYA COM DUAS ESTRELAS

COMO IR

Seguir em direcção à praia da Galé até encontrar a Estalagem Vila Joya. Contacto: 289591795.

PONTOS FORTES

Segundo o conceituado Guia Vermelho Michelin, é o mais cotado dos restaurantes de Portugal: tem duas estrelas, numa escala em que o máximo são três. O menu varia diariamente. Luís Figo e Simão Sabrosa são dois dos que não resistem ao requinte do Vila Joya.

Preço médio por pessoa: 100 euros

ESTAMINÉ: PARAÍSO DESERTO PROCURADO POR FAMOSOS

Quando José Mourinho embarcou há duas semanas num iate com a família, no Algarve, pediu ao ‘skipper’ para almoçar num local tranquilo. O ‘homem do leme’ levou-o ao Estaminé, na Deserta, onde o acesso é só por barco. A mesma escolha fez Cristiano Ronaldo no Verão passado. E em 2004 o patrão do Chelsea Roman Abramovich, quando veio a Portugal ver o Europeu de Futebol. O magnata chegou a ir à cozinha aprender a fazer conquilhas. Peixe grelhado, no forno ou no tacho são as especialidades, assim como os camarões da praia e chocos da ilha. 40 euros por pessoa.

SOTAVENTO

EVARISTO SEM EMENTA

COMO IR

Na Galé, seguir indicações para a praia do Evaristo. Contacto: 289 591 666.

PONTOS FORTES

Não tem ementa. O peixe e marisco são escolhidos na vitrina. Cavaco Silva, Luís Figo e Sérgio Conceição são frequentadores .

Preço médio por pessoa: 30 euros

O ESCONDIDO RETIRO DO ISCA

COMO IR

Seguir pela estrada interior que liga Olhos d’Água a Vilamoura. Fica no lugar de Vale Carro. Contacto: 289 502 668.

PONTOS FORTES

Os grelhados no carvão são a especialidade. Em ambiente rústico e em local recatado, é um dos locais procurados por futebolistas como Vítor Baia e Fernando Couto.

Preço médio por pessoa: 25 euros

PEIXE FRESCO NO PESCADOR

COMO IR

Direcção praia de Santa Eulália, em Albufeira, até conseguir estacionamento. Fica no lado direito da praia. Contacto telefónico: 289 586 834.

PONTOS FORTES

A frescura do peixe é o argumento mais forte do espaço, que tem uma vista única sobre Santa Eulália. As amêijoas, robalos e douradas grelhadas fazem as delícias dos clientes. O guarda-redes Ricardo e o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, frequentam o espaço.

Preço médio por pessoa: 25 euros

REQUINTE NO PÉZINHOS NA AREIA

COMO IR

Seguir em direcção à praia Verde, em Castro Marim, até chegar à praia. Contacto: 281513195

PONTOS FORTES

Espaço renovado e cheio de requinte, prima pela qualidade do serviço personalizado. O ministro Teixeira dos Santos é dos frequentadores. Carabineiros fritos, camarão tigre e polvo panado são algumas das especialidades da cozinha.

Preço médio por pessoa, bebidas não incluídas: 30 euros

GIGI CHEIO DE REQUINTE E LUXO

COMO IR

Seguir da Quinta do Lago até à praia. Contacto: 964 045 178.

PONTOS FORTES

Frequentado por figuras como a princesa Carolina do Mónaco, Marcelo Rebelo de Sousa e Pinto Balsemão. É um local requintado e luxuoso à beira-mar, com boa comida, claro.

Preço médio por pessoa: 50 euros

SABOR DA SERRA NO QUERENÇA

COMO IR

Seguir pela estrada 396 de Loulé para Querença. Fica junto à igreja. Contacto: 289 422 540.

PONTOS FORTES

Em ambiente serrano, as especialidades são o javali estufado, fritada de porco preto e galo caseiro de cabidela (P/ encomenda).

Preço médio por pessoa: 12 euros

TRANQUILIDADE NO SEM ESPINHAS

COMO IR

Seguir indicações para a praia do Cabeço, em Vila Real de Santo António, até chegar à areia. Contacto: 281 956 026.

PONTOS FORTES

O espaço junto ao mar prima pelo ambiente familiar tranquilo que proporciona. A açorda de bacalhau e gambas, os choquinhos fritos e o marisco são as especialidades da casa.

Preço médio por pessoa: 30 euros

BARES E DISCOTECAS

MANTA DE FESTAS

AMBIENTE

O Manta Beach junta caras conhecidas aos veraneantes que enchem o Algarve no Verão. O ambiente é composto, na sua maioria, por jovens com a idade a rondar os 20 anos. Este ano está prometida uma nova decoração, guardada no segredo dos deuses até à abertura.

FESTAS

Com inauguração marcada para dia 17 deste mês, o Manta Beach, com Maya à frente do projecto, promete diversas festas temáticas, com vários DJ de renome, até à noite de fecho, a 29 de Agosto.

COMO IR

Seguir até à Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António e depois descer até à praia.

LOUCO LIBERTO’S

AMBIENTE

Uma mistura entre jovens e adultos na meia-idade, num espírito de festa constante com um espaço ao ar livre, onde se pode fumar, e pista de dança com ritmos alegres de Verão.

FESTAS

As festas são muito variadas e concorridas. Incluem passagens de modelos, noites temáticas e, anualmente, um concurso de miss t-shirt molhada.

COMO IR

Chegado a Albufeira (pela A22 ou pela Via do Infante), siga para a zona da Oura/Areias de São João. O Liberto’s situa-se a meio da avenida dr. Francisco Sá Carneiro (mais conhecida como rua dos bares da Oura).

AS FACES DE FÁTIMA LOPES

AMBIENTE

Elitista mas não de mais, para atrair os muitos jovens que escolhem Vilamoura para passar férias. O espaço, amplo, divide--se em várias áreas. A decoração conta, entre outros pormenores, com ‘caras’ de modelos da estilista Fátima Lopes, promotora do espaço.

FESTAS

A abertura do Faces Beach Club está prevista para dia 23 deste mês. Desde essa noite e até ao encerramento, em finais de Agosto, há festas a um ritmo quase diário.

COMO IR

Depois de chegar a Vilamoura, procure a marina. O Faces situa-se do lado do Tivoli Marinotel.

UMA ONDA DIFERENTE

AMBIENTE

Espaço requintado que junta um restaurante e uma área aberta ao estilo lounge bar com ambiente descontraído. O Sétima Onda está localizado em cima da praia e surgiu da recuperação de um espaço inutilizado há vários anos, no centro de Albufeira.

FESTAS

Estão previstas semanalmente festas variadas e temáticas, que vão dar vida ao espaço nocturno. No entanto, a aposta é na música ambiente, que permite a quem frequente o espaço a possibilidade de conversar, sem muito barulho.

COMO IR

Fica no centro de Albufeira, próximo da praia. É só descer a av. dos Descobrimentos e a do Município até ao miradouro e depois até à praia do Inatel. Fica localizado mesmo ao lado do Hotel de Praia Inatel, entre a rua Almirante Gago Coutinho e a avenida Infante Dom Henrique. Tem parque de estacionamento a cerca de 150 metros.

Ver comentários