Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
8

GlobalStat: A maior base de dados online

Foram investidos 250 mil euros nesta plataforma que põe Portugal no mapa mundial da inovação.
João Ferreira e Marta Ribeiro da Silva 17 de Maio de 2015 às 09:45

Sabia que as mulheres vivem mais anos do que os homens e que a esperança média de vida aumentou 19 anos em 50 décadas? Estas são informações que podemos encontrar no GlobalStat, uma base de dados online que analisa o fenómeno da globalização e o seu impacto na sustentabilidade e no desenvolvimento humano.

A apresentação foi em Florença. Foi lá que o agora ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, lançou o desafio de se criar "uma base de dados sobre o mundo de leitura fácil para a população". O projeto teve início em 2011 e foram precisos quatro  anos para que a Fundação Francisco Manuel dos Santos, com o Instituto Universitário Europeu, em Florença, reunisse a informação estatística. A plataforma gratuita cruza informação de fontes como a ONU, o Banco Mundial e dos 192 países do Mundo. A comparação é entre 1960 e os dias de hoje. Foram investidos 250 mil euros nesta plataforma que Poiares Maduro acredita funcionar como um "espaço público centrado nas questões importantes do nosso país".

GLOBAL NET
MAPA INTERATIVO DE HOMICÍDIOS PELO MUNDO

 

Sabia que a América do Sul é o continente com mais homicídios? Quem o revela é o site interativo Homicide Monitor, em  (homicide.igarape.org), que permite clicar num país e ver o número total de homicídios num ano específico, bem como a taxa que esse número representa por cada 100 mil pessoas. Para alguns países é mesmo possível ver qual foi a arma utilizada no crime.

Os dados de Portugal são os de 2012 e o mapa mostra os 122 homicídios contabilizados no País durante esse ano. A contagem resulta numa taxa de 1,2 homicídios por cada 100 mil habitantes. Já a Islândia registou apenas um homicídio em 2012.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)