Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

Heróis e Beijos

Uma definição - James Joyce escreveu - disse o senhor B. - Em Ulisses:
11 de Janeiro de 2009 às 00:00
Heróis e Beijos
Heróis e Beijos

«Sítio das afeições. Coração destroçado. Afinal é uma bomba, a bombear milhares de galões de sangue por dia. Um belo dia entope-se e aí temos. Montões deles mortos por aqui fora: pulmões, corações, fígados. Velhas bombas oxidadas: tudo o mais que se lixe».

O dragão - Escreve Tibulo, numa das suas obras, disse a senhora W.:

«Não me preocupo com a minha glória, ó minha Délia; contanto que esteja comigo, invoco ser chamado preguiçoso e mole.»

É assim: quem ama não sai de casa para buscar para si a honra; é ao pé da amada que a procura. Só derruba o dragão quem já viu a bela mulher por trás do animal.

E depois de derrotado o monstro – continuou a senhora W. - se o herói partilha a noite e o leito com a sua amada, bem podem, no início da aurora, chamá-lo para lutar contra outro dragão. Ele fingir-se-á surdo ou então cansado ou, se necessário, cobarde. Mesmo se lhe oferecerem ouro (disse a senhora W.), ele, pobre guerreiro - que de seu só tem a espada, a mulher e o amor - dirá:

- Para que quer um rico mais ouro?

O beijo e a boca - Há contactos de pele que fazem uma mulher perder o comboio e até esquecer as razões de querer apanhar o comboio – disse a senhora W.

Há ainda – continuou a senhora W. - contactos de pele que fazem uma mulher, no momento seguinte, apanhar o comboio errado, tornar-se consciente disso a meio da viagem e, mesmo assim, apesar do erro, terminar com aquele sorriso que provoca, nos outros passageiros, a princípio estranheza e, depois, inveja. Que descobriu essa mulher?

- Um exemplo exemplar desses contactos, disse a senhora W.:

«boca contra o beijo da boca dela» (James Joyce).

Boca que não toca noutra boca mas no beijo desta.

Beija o meu beijo, pedem os apaixonados. A boca é só um órgão, o beijo é movimento; por isso bem mais importante - disse a senhora W.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)