Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
3

IR AOS GELADOS DO TAMARIZ

Até parecia que se estava de férias em Biarritz, no sul de França. Há cinquenta anos, no Tamariz, as crianças iam para a praia com as ‘mademoiselles’, passavam a manhã a chapinhar e à tarde, já lavados e perfumados, brincavam no pinhal, enquanto as mães, senhoras da alta sociedade, jogavam ‘bridge’ ou bebiam chá.
1 de Agosto de 2004 às 00:00
À noite, a Gelataria Santini, fundada na praia por Attilio Santini Mosena em 1949, era o ponto de encontro dos ricos e famosos. “O meu pai ia buscar um gira-discos e punha a tocar os grandes sucessos de Marino Marini ou de Renato Carosone”, recorda Isabel, a filha única de Attilio Santini, e a actual guardiã da famosa receita de gelados. Já houve quem a quisesse comprar e levá-la para os Estados Unidos, mas a todos os interessados a família Santini tem dito não: “Até já nos propuseram abrir uma gelataria em cada capital europeia mas a nós não nos interessa enriquecer a qualquer preço”, gaba-se o genro de Attilio, Eduardo Fuertes.
O segredo dos gelados Santini está na forma como são confeccionados, “e na combinação do leite fresco com frutas de alta qualidade. Além disso, usamos baunilha em vagem”, explica Eduardo. “O meu pai já estava doente, no hospital, e o seu último desejo foi comer um gelado”, recorda a filha. Natural de Cortina d’Ampezzo, o Sr. Santini recebia todas as pessoas com um ‘va bene’. “Naquela altura, a zona do Estoril era muito bem frequentada.
A infanta Margarita, irmã do rei Juan Carlos de Espanha, chegou a utilizar por diversas vezes a nossa casa, que era mesmo por cima da gelataria, para vestir o traje de banho”, recorda. Até aos 10 anos, o Verão era passado na praia, a lambuzar-se com bolas de Berlim, pastéis de nata, batatas fritas caseiras e, claro, gelados Santini. “Ainda hoje, toda a família adora saborear gelados. Os empregados comem e levam para casa.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)