Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
6

JOAQUIM BASTINHAS: DIVIDO OS TOUROS COM A AGRICULTURA

Habituado a dar espectáculo nas praças de touros de Norte a Sul do país, Joaquim Bastinhas nunca ponderou entrar num programa como a ‘Quinta das Celebridades’, embora adiante que a festa brava e a agricultura são quase sempre incompatíveis com aparições televisivas desse género.
10 de Outubro de 2004 às 00:00
Mais conhecido do grande público pela arte de bem tourear, o cavaleiro passa parte do tempo livre na lavoura. Em três herdades perto de Elvas tem vacas e cultiva trigo, girassol, azeitona e o que mais a terra der, tudo espalhado por aquele local onde mal acaba a época dos touros arregaça as mangas e ajuda nas sementeiras. É vê-lo então em cima de um tractor a suar as estopinhas, ajudando até na vacinação dos animais. “Participo tão intensamente na minha vida agrícola como na tauromáquica, nunca me neguei a qualquer tipo de trabalho.”
Talvez por isso, Joaquim Bastinhas coloca algumas reticências sobre o bom desempenho dos famosos no mais badalado programa do pequeno ecrã. Não acredita que sofram, mas terão dissabores. “Sempre estive em contacto com o campo e isto é muito giro, muito bonito, mas quem não tiver feitio não se aguenta aqui. Há quem venha um dia e goste, estilo passeio, mas viver é outra coisa bem diferente.”
Com 21 anos de alternativa, o conhecido cavaleiro afirma fazer parte da audiência do programa, principalmente por uma questão curiosidade. E ri-se com as trapalhadas dos menos prevenidos: “Há quem pense que percebe alguma coisa do campo mas depois não consegue nada dele e só faz asneiras. Os que estão no programa são assim. Tem piada ver aquilo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)