Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

Jovens para um futuro melhor

Octávio Ribeiro, diretor do CM e da CMTV, acredita que “pode ser uma iniciativa histórica”.
João Ferreira e Marta Ribeiro da Silva 2 de Março de 2015 às 12:21
O fotógrafo Tiago Castella
O fotógrafo Tiago Castella

Dos 13 aos 25 anos, participa quem quiser, com textos, fotografia, ilustração e banda desenhada, videoclips, curtas e documentários. Todos os meses, os três trabalhos mais votados de cada categoria ganham vales de 500 euros para o primeiro lugar, 250 euros para o segundo e 100 euros para o terceiro.

A votação é online – ganha quem arrecadar mais ‘gostos’ do público. Para ‘gostar’, é preciso fazer login no site do ‘Correio da Manhã’. Os resultados são publicados na fanzine distribuída com o ‘Correio da Manhã’ na última quinta-feira de cada mês. Octávio Ribeiro, diretor do ‘CM’ e da CMTV, acredita que "pode ser uma iniciativa histórica", pois é um projeto único "para motivar os jovens a mostrarem aquilo que fazem". Os vencedores da categoria videoclip habilitam-se ainda a tocar no festival NOS Alive.

O Falar Global foi conhecer rostos Geração Arte. O rapper Landim tem trabalhos editados mas decidiu participar com música antiviolência. Tiago Castella participou por insistência do avô e enviou fotografia vencedora. Vai investir o prémio num estúdio que está a montar em casa.

SOCIEDADE BIT

GERAÇÃO DE TALENTOS

Muito mais do que um concurso, o ‘Geração Arte’ é uma plataforma de cidadania.

Centrada nos mais novos, beneficia de constante e inato desassossego, que lhe permite dar público testemunho do imenso talento, genuíno e não agenciado, que por aí anda e pode contribuir para um Portugal e um mundo melhores, mais criativos.

O engenho e a arte podem ser mostrados nas categorias de Texto, Fotografia, Ilustração ou BD, através de Videoclips, de Curtas ou Documentários.

Nesta plataforma, em boa hora promovida pelo ‘CM’ e pela CMTV, promove-se o talento e a inovação, com a esperança de que a criatividade dos participantes possa dar frutos e florescer, transformando-se em grandes realizações, por simples que seja o seu início.

Desenganem-se os mais velhos ao lamentarem já ter ultrapassado a idade para participar, pois podem fazê-lo desafiando familiares e amigos a concorrer, dando de si no estímulo aos outros, participando em formato de cidadania.

O Falar Global vai lá estar e fazer a sua parte semanalmente; não se esqueça de fazer a sua. Sinta-se convocado!

*Reginaldo Rodrigues de Almeida. Professor universitário e apresentador CMTV do programa Falar Global

GLOBAL NET

YOUTUBE LANÇA APP PAR MIÚDOS

O YouTube lançou  uma app específica para as crianças: a YouTube Kids. Tem uma utilização sem complicações e dá aos pais algum descanso no que toca a vídeos não apropriados para os filhos, já que tem apenas conteúdos para os mais pequenos e até deixa que os adultos definam o tempo online.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)