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Limão rima com Verão e publicidade

Os ‘olhos verdes do Verão’ que derretem corações no novo anúncio da Sumol ‘Verão Limão’ não são, afinal, verdes. Oficialmente, são azuis. Na verdade, "mudam de cor consoante a luz", diz Bárbara Lourenço, a protagonista do anúncio mais cálido da estação. Mas, afinal, o que importa a cor quando o que está em causa é o corpo todo?
27 de Maio de 2012 às 15:00
Bárbara Lourenço, a musa do Sumol limão
Bárbara Lourenço, a musa do Sumol limão FOTO: Next Models

É precisamente de emoções fortes que fala a nova campanha da antiguinha marca de refrigerantes com sabor a fruta que marcou gerações e gerações de consumidores, composta por outdoors, plataforma on-line e quatro filmes televisivos. ‘Olhos Verdes’, ‘Tempo sem relógio’, ‘Melhores Amigos’ e ‘Ich Liebe Dich’ – ‘Adoro isto’, em tradução livre de alemão para português.

TEUS OLHOS VERDES

No primeiro, é Bárbara quem concentra todo o enamoramento de um rapaz jovem, tão jovem como ela, que o acaso juntou à boleia no atrelado da carrinha de um agricultor que, por acaso, também lá leva o seu rebanho de ovelhas, sob um luxuriante pôr-do-sol no campo. A descrição, assim, pode parecer estranha, mas depois da primeira vista entranha-se a ternura daquele súbito e passageiro momento que, com certeza, perdurará infinitamente na memória.

Para Bárbara, a musa do atrelado, foi uma prova de esforço ultrapassada com êxito. "As condições climatéricas não eram as mais favoráveis, mas adorei o sítio e a equipa foi cinco estrelas." Não foi apenas o vento a exigir vocação de actriz redobrada. "As ovelhinhas portaram-se bem, são amigáveis... O cheiro é que não era muito agradável! Os bichinhos ficaram o dia todo na carrinha, portanto tinham de fazer as suas necessidades em algum lado!", compreende.

As bolandas em que Bárbara se viu metida são culpa de Isabel Figueiredo e Sara Nolasco (direcção de arte), Enrique Escamilla (realizador), João Oliveira e Jorge Barrote (direcção criativa) e Miguel Martinho (texto).

Mas Bárbara, estudante lisboeta de 19 anos, que logo aos 15 começou a desfilar na passerelle, não se intimidou e enfrentou a missão com garra profissional. Antes já tinha participado em campanhas da Carris, Vodafone, McDonald’s e também teve uma pequena participação na novela televisiva ‘Morangos com Açúcar’ (2011). A sua abordagem ao mundo da moda é pragmática: "Não era um sonho que tinha de pequenina, mas gosto do que faço. Além disso, dá-me jeito ganhar uns dinheiritos extras".


‘ROADTRIP’ POR PORTUGAL

Nos três restantes filmes varia o cenário e desaparecem as ovelhas, mas não a ideia de aproveitar o momento: uma ‘roadtrip’ por Portugal protagonizada por alguém vindo de uma terra distante; uma conversa a dois, duo acabado de formar, à primeira hora do dia, em terra de ninguém; o último mergulho do dia, depois de uma futebolada na praia com os melhores amigos. Jorge Barrote, director criativo do anúncio, a cargo da agência JWT, confessa que a inspiração regeu-se pelo "Verão de todos nós".

"Todos passámos por experiências marcantes que ficaram connosco para sempre. O Verão deixa a pairar no ar determinadas sensações, momentos, certas palavras e muitas, muitas experiências. Há, sem dúvida, na cabeça de todos nós, sabores que definem esta estação", justifica o criativo de publicidade.

O sabor, aquele que objectivamente sabe a limão e nada mais, vive na nossa memória desde 1960, até porque limão foi precisamente o primeiro sabor da Sumol, empresa cem por cento portuguesa e a operar desde 1945. Chamava-se, à época, Refrigor. Depois passou a ser Sumolis e em 2009 conheceu novo fôlego com a fusão com a Compal. Juntas, perfazem mais de cem anos de experiência em sumos e produtos refrigerados.

Ainda assim, Jorge Barrote prefere não falar de nostalgia: "Não seria a palavra correcta. O anúncio deixa no ar uma pergunta: ‘A que sabe o teu Verão?’. E as respostas podem ser das borboletas na barriga às noites sem dormir. No ‘Verão Limão’ cabem todas as sensações", generaliza. Talvez porque há encontros e coincidências que só acontecem no Verão e se está disponível para a vida.

FEEDBACK E SUCESSO

Da parte da agência de publicidade JWT, uma das líderes do sector, estiveram envolvidas cerca de nove pessoas na concepção do anúncio. Da Sumol, de forma directa, outras cinco. Se a estes somarmos a equipa de produção e os manequins, a soma perfaz mais de 50 profissionais, uma grande equipa que levou pouco mais de um mês a levar todo o projecto a bom porto.

Para isso, passaram-se "algumas horas" simplesmente a criar, antes de a produção dedicar apenas dois dias a rodar quatro filmes em praias e estradas de Cascais, Sines e cabo Espichel (Sesimbra), embora ainda em dias distantes do Verão que, ironicamente, as imagens dão como certo.


O orçamento da campanha não pode ser divulgado, mas Ana Rita Martins, gestora da marca Sumol, concorda em dizer que "trata-se de um investimento e não de um custo".

Já para quem faz da publicidade a arte de todos os dias, o que importa são os ecos do seu trabalho. "Receber, muitas vezes indirectamente, o feedback de milhares de pessoas de um target alargadíssimo, pessoas que se identificam, que olham para a campanha e pensam ‘podia ter sido comigo’ ou ‘isto aconteceu-me’ é a melhor recompensa", diz Jorge Barrote.

NOTAS

CENÁRIOS

Os quatro filmes foram rodados em dois dias em Cascais, Sines e cabo Espichel.

PESSOAS

De criativos a equipa de produção, foram precisas 50 pessoas para dar vida a Sumol ‘Verão Limão’.

Sumol Publicidade
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