Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

LUCY LIN:CHINA GIRL

‘Balística’ é o nome do novo filme de Lucy Liu, a actriz que roubou o protagonismo a Calista Flockart, na série ‘Ally McBeal’. Com um jeito natural para as artes marciais, ela é gira que se farta. Mas ainda não encontrou um papel à sua altura.
23 de Março de 2003 às 16:11
Não se deixe enganar pela aparência frágil de Lucy Liu. A actriz é perita em ‘Kali-Eskrima-silat’, uma arte marcial oriunda da Indonésia, que consiste na luta com facas e varas. Com ela, todo o cuidado é pouco! E se alguma vez a vir na rua, evite os ‘piropos’ ou os assobios. Por diversas vezes, a actriz confessou que essas ‘gracinhas’ a deixam ‘irritadiça’.

Os amigos mais próximos chamam-lhe ‘destemida’ e ‘aventureira’, mas Lucy contesta os rótulos. Depois de alguma hesitação, admite, porém, que não é uma mulher igual às outras: “Os meus pais são chineses mas vieram para os Estados Unidos à procura de melhores oportunidades. Toda a minha vida reparti-me entre a cultura oriental e a americana. E isso marcou muito a minha personalidade”, confessa esta actriz de 35 anos, que é viciada em desportos radicais – ‘snowboard’, escalada ou parapente são alguns dos eleitos.

Foi graças à forma habilidosa com que domina a arte de ‘Kali--Eskrima-silat’, que Liu teve a oportunidade de brilhar nos filmes ‘A Vingança’, ao lado de Mel Gibson e na comédia ‘Shanghai Noon’, com Jackie Chan e Owen Wilson.

Os dois projectos não convenceram o público (nem a crítica) mas deram um ligeiro ‘empurrão’ à carreira da asiática, que estava em ‘banho-maria’ desde a sua passagem pela série televisiva ‘Ally McBeal’. Lucy deu vida à maquiavélica ‘Ling Woo’, uma ex-advogada, fria e assertiva, que processa um locutor de rádio por assédio sexual. Instantaneamente, ela rouba o protagonismo à actriz principal, Calista Flockart, e em pouco tempo destaca-se como uma das personagens mais sedutoras da série. Com uma reputação destas, Lucy Liu estava pronta para arrasar em Hollywood. Depois de a terem visto gladiar-se com Mel Gibson, com um fato de cabedal justo, os executivos da Columbia renderam-se-lhe e convidaram-na para fazer parte do trio ‘Os Anjos de Charlie’, partilhando o grande ecrã com as mediáticas Cameron Diaz e Drew Barrymore. Como seria de esperar, o filme foi um êxito e fez de Lucy Liu a mais nova estrela asiática na América. Enquanto aguarda pela chegada da sequela ‘Os Anjos de Charlie – Potência Máxima’ é possível revê-la mais cedo, no filme ‘Balística’, ao lado do galã Antonio Banderas, que tem estreia marcada para sexta-feira. Ela continua irresistível...

A VERDADE ESCONDIDA

Lucy Liu tem o futuro todo pela frente. Ao contrário de algumas colegas de profissão, que já na adolescência sonhavam com uma oportunidade na indústria cinematográfica, ela só descobriu a sua verdadeira vocação há alguns anos, depois de se ter licenciado em Línguas e Literatura Asiática, na Universidade de Michigan. Um curso que lhe permitiu ‘mergulhar’ na cultura chinesa, com a qual teve sempre uma relação de amor/ódio. Apesar de ser filha de imigrantes chineses, em miúda, a jovem Liu fez os possíveis para que os amigos se esquecessem das suas raízes orientais e a tratassem como uma simples americana.

Uma atitude da qual não se orgulha: “Não nego que passei por um período em que não gostava nada de ser asiática. Queria ser americana. Tinha um desgosto enorme de não ser fisicamente igual às minhas amigas”, confessa a actriz, que alguns anos mais tarde percebeu que é na ‘diferença que está o ganho’. Os seus traços asiáticos – que no início prejudicaram a sua ascensão – fazem agora com que se destaque das demais, ajudada por um indesmentível talento.

Além disso, Lucy está a conseguir conciliar a sua carreira cinematográfica com outra das suas paixões: a arte.

Um dos seus primeiros trabalhos artísticos – umas colagens à base de fotografias, cerâmica e madeira – chegou a estar exposto na prestigiada ‘Cast Iron Galery’, no Soho, em Nova Iorque.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)