Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
7

NASCEU UMA ESTRELA

A loiríssima Ana Afonso é uma sonhadora com os pés assentes no chão e a prova de que uma imagem vale por mil palavras
12 de Julho de 2002 às 18:35
NASCEU UMA ESTRELA
NASCEU UMA ESTRELA FOTO: Cortesia Best Models
Não se chama Angelina Jolie, mas também vestiu o fato aderente de Lara Croft, a cyberboneca mais sexy dos jogos de computador. Em vez de matar poderosos vilões no grande ecrã como a actriz de Hollywood, Ana Afonso ajudou as forças do bem a combater o vírus mais perigoso do século, o HIV, numa das mais mediáticas campanhas da Abraço.

Até aí era mais uma manequim no meio de uma passerelle. A partir da campanha da luta contra a SIDA, tornou-se numa modelo a seguir. «Depois do anúncio da Abraço cheguei mesmo a ser contactada para fazer um papel em televisão.» Nada que a incomodasse muito, uma vez que «o sonho de criança» da manequim era o de precisamente um dia poder vir a ser actriz. A hipótese de ser estrela de TV acabou por se gorar e por enquanto vai encantando outras plateias. «Talvez um dia o concretize», suspira esta manequim atípica.

Atípica porque começou tardiamente a carreira. «Tinha 21 anos quando pisei as primeiras passerelles, e, na altura, já me tinha mentalizado que o meu percurso não iria ser longo.» A rapariga de 26 anos é também uma das poucas profissionais que já é mãe, uma raridade num mundo em que se temem as consequências físicas pós-parto. Além disso, a ex-algarvia “só” tem 1,70m, uma altura considerada abaixo da média para uma manequim.

Com tantos handicaps, seria legítimo perguntar: então como é que é uma das caras conhecidas da moda em Portugal? A resposta talvez se encontre algures entre um físico de fazer inveja às comuns mortais e uma filosofia de vida que a pode levar longe.

O sonho comanda a vida

A manequim que se confessa «materialista, muito exigente e tolerante» começou por fazer anúncios publicitários e editoriais para revistas de moda. Participou igualmente em desfiles para o Portugal Fashion e só não pôde entrar numa das edições da ModaLisboa, porque entretanto ficou grávida. «Fui descobrindo que maternidade e moda nem sempre se conciliam.» Curiosamente, nesse período viajou para São Paulo, no Brasil, para umas férias que acabariam por se transformar em três semanas de trabalho. Uma grávida assim tão bonita acabou por chamar a atenção e em vinte dias fez quatro trabalhos para revistas direccionadas exclusivamente a mamãs.

Antes de enveredar por esta carreira não tinha «fantasias ou expectativas demasiado elevadas». O mundo da moda acabou por se revelar tal e qual aquilo que esperava e não difere muito de outros meios em que já trabalhou. «Neste, as pessoas são é um pouco mais bonitas», ri-se, divertida com as suas conclusões. Para esta loira de olhos castanhos, o grande problema é que, trabalhando essencialmente com o corpo, há muitas modelos que não aceitam o facto de o “criador” ter dado determinado formato da orelha ou dos pés. «Mas actualmente, até isso pode ser mudado, com operações plásticas.» Que sortudas são as manequins do século XXI!

Há amizades verdadeiras entre manequins e estilistas? Resposta diplomática: «Digamos que não há nenhum do qual tenha ficado inimiga». Mais seriamente, confessa que «as suas amizades só não vão mais longe porque as coisas acontecem tão depressa que se acaba por não ter provas da genuidade desse sentimento.» Ana Afonso critica aquelas colegas que se deixam deslumbrar só porque trabalham com estrelas da televisão. «Essas pessoas são de carne e osso e têm defeitos como outro ser humano qualquer».

A única coisa que não suporta são os que prometem mundos e fundos e depois não cumprem as suas promessas. Um aviso à navegação: não façam grandes filmes com Ana Afonso. Ela é uma sonhadora mas tem «os pés bem assentes no chão».


B.I.

Idade: 26
Signo: Touro
Altura: 1,70m
Medidas: 83-60-86
Olhos: Castanhos
Cabelo: Loiro dourado

Indispensáveis

Ter transporte próprio
Uma casinha
Uma família

Dispensáveis

As carraças da minha cadela, a Vega
Doenças
Falta de higiene
Manifestações de inveja
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)