Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
1

NOITES MÁGICAS

Na próxima sexta-feira, começam as Noites de Bailado em Sintra. Deixe-se seduzir pelo encanto do bailado, e sonhe com prestigiadas companhias mundiais, entre as quais a (nossa) Companhia Nacional de Bailado
12 de Julho de 2002 às 18:24
NOITES MÁGICAS
O ritual das Noites de Bailado tem vindo a conquistar cada vez mais os públicos. Todos os Verões pela serra de Sintra passam as mais prestigiadas companhias mundias desta arte de dançar e encantar. Este ano, o cenário escolhido para estas noites que adivinham emoções é o Centro Cultural Olga Cadaval, quebrando-se assim a tradição de Seteais.

Para abrir o certame a escolha recaiu sob o Ballet da Ópera de Novosibirsk (Rússia) que entre os dias 19 e 21 apresenta três coreografias: Petrushka, Chopiniana e Sheherezade. Esta companhia tem um grande repertório, onde se incluem, entre outros, todos os bailados de Tchaikovsky (O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, O Quebra-Nozes…).

No fim-de-semana seguinte, dias 26 e 28, é a vez da Companhia Nacional de Bailado brilhar com Giselle, um original de Théophile Gautier, um bailado em dois actos e coreografado por Georges Garcia segundo Marius Petipa, Jean Coralli e Jules Perrot. A história comovente de uma camponesa cujas únicas paixões são a dança e o seu vizinho Loys, vai com certeza emocionar a plateia.

Nos dias 2, 3 e 4 de Agosto, o Leipziger Ballett (Alemanha) sobe aos palcos com a 7.a Sinfonia e a 8.a Sinfonia, coreografadas por Uwe Scholz, um artista que já deu mostras do seu talento, por exemplo, quando foi o coreográfo principal da ópera de Zurich ou dirigiu o Ballet de Zurich.

Em meados de Agosto, entre os dias 9 e 11, O Tulsa Ballet de Oklahoma (Estados Unidos) apresenta Going For Baroque, Celts e ainda o bailado contemporâneo Fingerprints. O Tulsa Ballet foi fundado, em 1956, pelos bailairinos internacionais (e casados na vida real), Roman Jasinski e Moscelyne Larkin. O objectivo desta companhia manteve-se ao longo dos anos: combinar a beleza da dança com a magia do teatro. O resultado são espectáculos pautados pela criatividade e imaginação e aplaudidos pela crítica internacional. Talvez seja essa a razão de o Tulsa Ballet ser o grupo escolhido para encerrar as Noites de Bailado deste ano, dançando entre os dias 15 e 17 de Agosto ao som do maestro Fryderik Chopin e em três actos, o magnífico espectáculo A Dama das Camélias que Dumas imortalizou.

Tenha em conta que após o espectáculo começar, não poderá entrar no recinto. Por isso, não se atrase! Para mais informações, contacte o número verde do Sintra Festival 2002: 800 217 217. Pode ainda enviar uma mensagem para festival.sintraquorum@clix.pt. Em relação aos preços, um espectáculo de bailado oscila entre os ¤ 20 e os ¤ 25, mas há descontos para famílias, crianças, munícipes de Sintra, portadores do cartão jovem, estudantes, maiores de 65 anos, músicos, bailarinos e grupos organizados com mais de 10 pessoas. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e ainda através dos sites www.ondaticket.com e www.netparque.pt.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)