Sub-categorias

Notícia

Novo jogo suicida anda à solta na internet

Malicioso como a ‘Baleia Azul’, é conhecido por ‘MOMO’ e desafia crianças e jovens a fazerem coisas perigosas.
Por Vanessa Fidalgo|12.08.18
Chama-se ‘Momo’ e não deverá ainda ter chegado a Portugal, mas já está a deixar pais e encarregados de educação em alerta máximo. Muito semelhante ao jogo ‘Baleia Azul’, que provocou dezenas de suicídios de jovens em vários países, ‘Momo’ é um desafio que anda pelas redes sociais, especialmente WhatsApp e Minecraft, e lança ameaças e incitamentos contra a integridade psicológica e física dos mais novos.

Na Argentina, ‘Momo’ poderá mesmo ter feito uma vítima: uma menina de 12 anos que, alegadamente, cometeu suicídio depois de interagir com o jogo, ou melhor, com quem está por trás dele.

Segundo as notícias, o esquema geralmente começa quando um jovem contacta ou é contactado por um perfil que se faz passar por Momo, o personagem acima referido. "Uma vez feito o contacto, o personagem ameaça aparecer à noite e amaldiçoar quem não responder às suas mensagens", explica Tito de Morais, fundador do site miudossegurosna.net, um projeto que ajuda a promover a segurança online de crianças. Os utilizadores que interagem com este perfil são alvo de mensagens e imagens violentas e, tal como acontecia com a ‘Baleia Azul’, recebem ‘objetivos’ e mensagens coercivas para seguirem as instruções. Os utilizadores que não obedecem às ‘ordens’ podem ser alvo de manipulação, recebendo mensagens que ameaçam partilhar fotos, vídeos e outros dados pessoais, geralmente obtidos através de ‘doxxing’ (pesquisa virtual e transmissão de informações pessoais), ou ameaçando magoar amigos ou familiares próximos. "Segundo algumas notícias, essas mensagens visam levar o utilizador a suicidar- -se", sublinha Tito de Morais.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!