Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
4

O AMIGO DE MOURINHO

Foi por amor ao futebol que Álvaro Cruz, 40 anos, trocou a sua vida pacata em Portugal, por uma aventura no Grão-Ducado. Depois de ter jogado à bola no Vitória de Setúbal, terra onde nasceu, ou no Desportivo das Aves, foi com reticências que aceitou o convite do F91 dudelange.
10 de Outubro de 2004 às 00:00
“O futebol no Luxemburgo é semiprofissional, e isso assustava-me”, conta Álvaro, pai de três filhos. A família vive confortavelmente em Dudelange e por enquanto, não faz planos de voltar a Portugal. Apesar das diferenças culturais e linguísticas, Ana Isabel, Beatriz e o pequeno Tomás, depressa se habituaram ao sistema de ensino luxemburguês. “Estão bem encaminhados. A mais velha, é uma das melhores alunas da turma.”
Apesar de já não jogar futebol profissional, o português tem vindo a aperfeiçoar os seus dotes como treinador. Experiência não lhe falta: “Fui coordenador do futebol jovem do Dudelange. Durante três anos consecutivos fomos campeões do Luxemburgo em sub-21”, assegura. Mas nem os bons resultados o impediram de abandonar o clube em divergência com a administração. Como bom português, Álvaro continuou a perseguir o seu sonho. Hoje treina os jogadores portugueses que integram a equipa do CeBra, e o seu grande objectivo é conseguir chegar à divisão principal: “Obrigam-nos a jogar na liga portuguesa de futebol. Os clubes luxemburgueses têm medo do que seríamos capazes de fazer se nos deixassem jogar contra as principais equipas”. Para quem morre de amores pelo desporto-rei, viver num país onde não se vibra com as emoções do futebol pode ser frustrante. “A preocupação deles é a escola e só depois o desporto”, garante. Saudades tem dos tempos em que partilhava o mesmo clube que José Mourinho, natural de Setúbal. Os dois foram colegas de liceu e em comum tinham a paixão pelo futebol. “Mas como jogador, o Zé nunca teve jeito.” Mourinho seguiu as pisadas do pai e consagrou-se como treinador. Hoje é uma referência para Álvaro Cruz. “Ele foi sempre uma pessoa segura de si mesmo. Foi essa força de vontade que o tornou num dos melhores treinadores do mundo.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)