Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
6

O fim do Mundo começa assim

Não se deve deixar crianças brincar com fósforos – e muito menos tarados com armas atómicas. A Coreia do Norte realizou os dois únicos testes nucleares deste século. Até agora, era uma esperteza saloia de Kim Jong-il para colar com cuspo o seu carcomido regime e chantagear o planeta. Além disso, o chungoso ditador sofreu um derrame e os testes ajudam a cimentar a dinastia comunista (o poder passará para um filho).
7 de Junho de 2009 às 00:00
O fim do Mundo começa assim
O fim do Mundo começa assim

Só que a fanfarronice de Pyongyang descarrilou – e até a aliada China bateu o pé, ameaçando cortar-lhe o petróleo e os alimentos (a Coreia do Norte não tem onde cair morta). No Irão, há eleições na sexta-feira – e o sociopata Ahmadinejad pretende continuar na Presidência, todo pimpão. Ele nega o Holocausto e quer apagar Israel do mapa (uma bomba atómica é uma borracha e pêras). Já o reformista Mir Musavi admite negociar o programa nuclear. E depois? O Irão é uma teocracia: segundo a sua Constituição, a questão atómica é da alçada do 'líder supremo', o aiatola Ali Khamenei, que 'rejeita compromissos' (os mulás são teimosos como umas mulas). Como dizia O.

Wilde, só as pessoas superficiais não julgam pelas aparências. Já repararam nesses lunáticos? Ahmadinejad, com o seu estrabismo (é como se até um olho dele desconfiasse do outro) e pinta pacóvia, parece um sinistro atrasado mental. E aonde é que Kim arranjou aquele penteado? Quantas toneladas de laca aplica na poupa? Nos anos 50, a Casa Branca recusou o apelo do general MacArthur, que queria lançar uma bomba atómica para deter o avanço chinês na Guerra da Coreia (o conflito culminou na divisão do país em dois inimigos mortais). Quem diria que íamos sentir saudades da Guerra Fria, quando ao menos se podia confiar que a URSS agisse racionalmente! Esperar juízo de Ahmadinejad e Kim é como tentar transpor um abismo em dois saltos. Ou, pior ainda, é como entregar a Cruz Vermelha ao Drácula.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)