Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
3

“O humor é um bónus”

O blogue 31 da armada trocou a bandeira do município de lisboa pela da monarquia. o porta-voz Rodrigo moita de Deus diz que só pretendem abrir o debate.
16 de Agosto de 2009 às 00:00
“O humor é um bónus”
“O humor é um bónus” FOTO: Fotomontagem CM

Rodrigo Moita de Deus, porta-voz do blogue 31 da Armada, foi entrevistado por Ricardo Alves, presidente da direcção da Associação República e Laicidade.

Ricardo Alves – Não ficou claro se o vosso movimento pretende restaurar a monarquia, debater a História da Primeira República ou apenas fazer humor.

Rodrigo Moita de Deus – É inconstitucional restaurar a monarquia. O máximo que um monárquico pode ambicionar é debater. Debater a História da República em Portugal, debater o contributo da República para o País, debater se o País estará melhor ou pior num regime republicano. No meio disto tudo o humor é um bónus. Não paga impostos republicanos.

R.A. – A legitimidade da actual República é independente dos acontecimentos de há um século, e funda-se no 25 de Abril, na Constituição de 1976, nas eleições democráticas e nas garantias sociais. Consideram que a monarquia resolveria algum dos problemas actuais do País? Qual?

R.M.D. – Percebo a utilidade do exercício de retórica. Mas não consta que a República tenha sido proclamada a 25 de Abril de 1974. De outra forma nem estaríamos a discutir o centenário da coisa. Para o balanço destes cem anos de regime temos que contar com 16 anos de caos, 41 de ditadura e um de PREC.

R.A. – Já pensaram em oferecer livros do Saramago ao cidadão Duarte?

R.M.D. – Os bibliófilos sempre me ensinaram que livros bons não se emprestam nem se oferecem. Nem mesmo ao Senhor D. Duarte.

R.A. – Fico esclarecido. Os monárquicos não têm um projecto para o futuro do País, têm críticas para o passado. Fiquemos assim, e viva a República!

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)