Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
7

O macaco de Paul Frank

Há pouco tempo jantei num dos meus sítios favoritos, ali no Bairro Alto. Além de se comer muito bem naquele restaurante, o pessoal que lá trabalha é bastante simpático e – como já lá fui algumas vezes, desenvolvendo alguma familiaridade – conversador. Há sempre espaço para dois dedos sobre a bola, esse principal denominador comum da converseta de circunstância, logo a seguir ao tempo que faz ou deixa de fazer.
23 de Agosto de 2009 às 00:00
O macaco de Paul Frank
O macaco de Paul Frank

A última vez não foi excepção. Tendo acabado de ler uma mensagem que havia recebido, pousei o telefone sobre a mesa. O meu iPhone tem uma capa cor de laranja desenhada por Paul Frank para o aparelho da Apple que o torna uma espécie de chamariz. Com muita pinta, acrescente-se. Na capa pode ver-se a cabeça de um macaco – imagem de marca de Paul Frank – que usa uns headphones. Engraçadito? Um dos empregados também achou, comentando a figura da seguinte forma: 'Olhò Mantorras!' A espontaneidade e leveza com que lhe saiu a graçola deixou-me completamente desarmado e se ele desatou a rir após a mesma eu próprio também ri: não pelo comentário em si mas pela risada.

Ora bem, como já disse, eu já vou àquele lugar há algum tempo e, se é verdade que as minhas conversas com a rapaziada que lá trabalha se resumem na maioria ao futebol, não o é menos que nunca, mas nunca, encontrei uma pontinha de racismo consciente em qualquer dos empregados. E acreditem que tenho um radar apurado para a coisa. Ainda retorqui 'não, não é o Mantorras, sou eu, mesmo...' mas a minha resposta caiu em saco-roto. Não lhe levo o comentário mesmo a mal por achar que não se trata de um racismo assumido mas antes algo que ficou de anos e anos de subjugação de algumas raças, religiões e opções sexuais por outras, subjugação essa que deu azo a anedotas discriminatórias infindáveis. Justifica? Claro que não, mas ajuda a compreender. Agora, convém reter que cada vez menos as pessoas poderão escudar-se sob esse tipo de desculpa. Não lha iremos dar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)