Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
6

OPTIMISMO PROCURA-SE

O país foi a banhos, mas nem férias descansadas os portugueses podem ter. O Governo escolheu o mês de Julho para discutir o Estado da Nação, quatro escassos meses depois de ter sido eleito. E o cenário apresentado é negro.
12 de Julho de 2002 às 18:07
Ao invés do que costuma acontecer quando um novo executivo é eleito, o país não foi inundado por nenhuma onda de confiança. Bem pelo contrário. O discurso é desanimador e pessimista. É como se disséssemos a um amigo que está numa depressão profunda que a vida não presta, convidando-o a afundar-se cada vez mais.

Há crise, sim senhor, ninguém o nega. Mas não é um drama “shakespeariano”. E se se teimar em continuar a dramatizar, é bem provável que seja mais difícil acordar deste torpor – já basta termos feito a figura que fizemos no Mundial. A vontade de apresentar trabalho feito é grande, mas Durão Barroso talvez devesse aproveitar este período para fazer alguma reflexão sobre as decisões que tomou e pretende tomar.

Ânimo e motivação são fundamentais. Os portugueses podem estar dispostos a apertar o cinto e a empenharem-se, mas apenas se o primeiro-ministro mostrar, convicto, de que há luz no fundo do túnel — é preocupante que 62,1% dos cidadãos ache que o Governo não governa!. Já deveria ter percebido que o seu discurso não é o mais adequado. Por isso, não admira que haja vozes discordantes dentro do partido...

Quanto às conclusões do projecto Estado da Nação são arrasadoras. Em vez de todos criticarmos a saúde, o ensino, a economia, talvez devêssemos, individualmente, ter uma atitude mais pró-activa, sermos mais profissionais e produtivos. Algo para reflectir nestas férias.

E porque estamos em tempo de férias não deixe de ir ver o último filme de Almodóvar — Fala com Ela —, um realizador que nos consegue surpreender em cada película (o que é raro na indústria cinematográfica). Além de ser (quase) perfeito, o filme é lindo, dá-nos vontade de sermos melhores pessoas e acreditar que existe amor sem concessões.
Bons banhos de sol!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)