Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

“Os cavalos são a paixão de uma vida inteira”

Há 17 anos, o Correio da Manhã dava conta da vitória da jovem cavaleira Ana Cristina Guerreiro no Campeonato Europeu de Atrelagem, em França, na categoria de um cavalo. Foi a primeira de muitas vitórias, que a levaram a nunca se afastar do desporto hípico nem de uma das suas primeiras paixões: os cavalos.
12 de Agosto de 2012 às 15:00
Aos 51 anos, a cavaleira Ana Cristina Guerreiro ainda vai somando bons resultados na atrelagem
Aos 51 anos, a cavaleira Ana Cristina Guerreiro ainda vai somando bons resultados na atrelagem FOTO: Mariline Alves

Sem qualquer ligação ao universo dos cavalos, Ana Cristina Guerreiro lembra-se bem dos tempos de menina, em que observava fascinada os cavalos dos militares da GNR que patrulhavam o Restelo, Lisboa, onde vivia. Cedo convenceu os pais a colocarem-na em aulas de equitação, no próprio quartel daquela força militar, realizando assim um sonho que acabaria por tornar-se num modo de vida.

"Não tinha qualquer ligação anterior a este mundo, como acontece com a maioria dos cavaleiros, mas a partir daí foi uma das facetas mais importantes da minha vida", diz Ana Cristina Guerreiro, agora com 51 anos, mas ainda activa na competição equestre, na atrelagem com quatro cavalos. Em nome dessa paixão, trabalha em Lisboa, na administração de uma empresa da construção civil, mas todos os dias ruma a Vila Franca de Xira, para treinar, em média, três horas.

RESULTADOS

A vitória no torneio de Bordéus, em 1995, teve um sabor especial, até porque foi a primeira de muitas. "Foi muito bom, porque foi a primeira vez que fui ao estrangeiro competir. Estava deslumbrada e, ainda por cima, consegui uma vitória", relembra. É que gostar de cavalos é também uma forma de vida: "Não fazemos férias na praia, por exemplo. Vamos antes para as competições e fazemos um turismo concentrado nos sítios onde decorrem as competições."

O bichinho, entretanto, passou através dos genes para a filha, Filipa Apolinário, que agora dá cartas na competição de alto nível.

Ver comentários