Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
3

Os donos da bola!

Vem aí a Espanha… Nos últimos anos, esta não seria uma notícia que alarmasse os adeptos portugueses. Há seis anos, no Euro 2004, Portugal eliminou os espanhóis e tudo se passou como se estivesse escrito num guião. O que mudou? Muita coisa. Na selecção desapareceu a designada geração de ouro, enquanto os espanhóis se tornaram campeões europeus e uma equipa temida.
29 de Junho de 2010 às 00:30
Os donos da bola!
Os donos da bola!

Isto muda tudo na relação de forças entre Portugal e Espanha. Além disso, os espanhóis têm uma ideia de jogo, muitas vezes repetida e testada, na selecção e nas grandes equipas, em particular no Barcelona. O tiquetaque do Barça marca o compasso na selecção de Espanha, como o FC Porto de Mourinho marcava na selecção portuguesa, no Euro 2004. Nenhuma selecção do Mundo criou uma identificação de jogo tão próxima da de um clube como a da Espanha. Por isso é que ganha e encanta, porque treina e joga como um clube e não como uma selecção.

A nossa equipa tem mais qualidade individual do que colectiva e isso estabelece uma diferença entre as duas equipas. Assim que comece o jogo, a Espanha vai querer a bola e Portugal deve aceitar esse desejo dos espanhóis. E tendo menos posse, Portugal terá de ser melhor e decidir quase sempre bem. Mesmo que a principal decisão de jogo de Portugal seja defender bem e só depois olhar para a baliza onde estiver Casillas. Tem sido a nossa força.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)