Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

PRAIA DAS MAÇÃS

Ainda acenam às pessoas que passam nas ruas de Sintra com a mesma euforia de dois rapazes de 18 anos. “É a parte mais divertida do nosso trabalho”, afirmam Fernando Jorge, de 67 anos e José Mindouro, de 56 anos, motoristas dos tradicionais eléctricos da Praia das Maçãs.
1 de Agosto de 2004 às 00:00
Os dois homens já podiam fazer o percurso de olhos fechados: “Ainda somos do tempo em que os bilhetes custavam três escudos e as viagens eram feitas entre as Azenhas do Mar e a vila de Sintra.” No ano em que a linha comemora os cem anos de existência, José e Fernando continuam a picar o ponto com o mesmo entusiasmo. “Nos anos 60, quando a vila de Colares tinha quase só quintas e canaviais, havia rapazes que vinham a correr para nos dar cachos de uvas e pêras.”
Os dois guarda-freios só lamentam que o eléctrico tenha estado sem funcionar entre 1975 e 1982, por decisão política. “Foi um período difícil, mas felizmente que a Câmara voltou a apostar nestas viagens. No Verão, não paramos um minuto.”
Este ano, a viagem inaugural deu--se a 4 de Junho. “Vieram-me as lágrimas aos olhos”, confessa Fernando Jorge que nunca pensou que as enchentes fossem tão grandes. “Os avós vêm recordar os bons tempos com os netos. Os miúdos vão para a praia com a prancha de surf.” O último dia de trabalho? “Até ao tempo estar bom”, respondem em uníssono.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)