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Sapatilhas à moda dela

A nova colecção dos famosos ténis All Star é desenhada por 100 artistas mundiais para uma campanha solidária. Há uma portuguesa a brilhar neste meio.
17 de Agosto de 2008 às 00:00
Sapatilhas à moda dela
Sapatilhas à moda dela FOTO: João Rodrigues

Calça ténis All Star, da Converse, desde a adolescência e, agora, a ilustradora e artista plástica Ana Ventura, com 36 anos, vai usar um par desenhado por si. ‘Spread the News’ (‘espalhem a notícia’) é o título do seu trabalho, que será produzido em lona africana e posto à venda já na colecção Outono/Inverno da marca norte-americana. A ideia gráfica foi criar um estilo de comunicação onde os buracos por onde passam os atacadores são bocas e ouvidos que enviam e recebem mensagens. 'As bocas e ouvidos pertencem a figuras que comunicam entre elas através de um fio condutor que as une – o atacador' – explica a autora e 'embaixadora' portuguesa nesta iniciativa. O seu trabalho está entre o de cem artistas de todo o Mundo, onde parte do lucro das vendas reverte a favor do Fundo Mundial de Luta Contra a Sida, a Tuberculose e a Malária, com sede em Genebra, Suíça (mais informação em www.joinred.com).

Vive 'acelerada, a 100 à hora,' e com muitas ideias criativas para explorar. Neta de um pintor a óleo autodidacta, Ana Ventura começou logo aos 16 anos a definir o seu percurso académico. 'A entrada na faculdade foi fundamental', acrescenta. Licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 'Apesar de académico, considero ser um percurso importante. Para trabalhar bem a ideia de um projecto é necessário investigar, conhecer, trabalhar e ser persistente.' Durante a sua frequência, fez um intercâmbio escolar (Erasmus) de seis meses em Bruxelas, Bélgica, na École Supérieure d’Art Visuel La Cambre.

Durante este período que passou na Bélgica, a artista encontrou uma outra forma de se ligar aos amigos e à família que a esperavam na zona da Grande Lisboa. Criou peças de roupa que se complementam e que duas pessoas pudessem usar em diferentes partes do Mundo e assim se sentissem unidas entre elas. Ao estilo (romântico) da medalha partida em que ele e ela usam ao peito cada uma das duas partes. E daí evoluiu o design dos seus All Star: o lado esquerdo representa África e o direito as Américas; 'desta forma, ambos os continentes podem conhecer-se e comunicar. Porque comunicar é partilhar, ajudar! Assim consegue-se divulgar e consciencializar o público', afirma a artista plástica.

E sente-se orgulhosa? 'Sim, muito. E sentir-me-ei ainda mais quando vir os ténis nos pés de um desconhecido.' Mais ainda porque foi uma honra para Ana ter recebido este convite. Foi através de uma amiga sueca, Camilla Engma, que também participou nesta iniciativa, que a Converse chegou ao seu site (www.anaventura.com). 'Viram o meu trabalho e gostaram. Depois, contactaram--me por e-mail. Claro que fiquei muito feliz', conta.

Habituada à criação de design para papelaria e serigrafias, Ana Ventura aceitou logo o grande desafio profissional proporcionado pela Converse. Nesta fase em que o seu nome já correu o Mundo, recebeu novas propostas, algumas vindas dos EUA. 'Considero que tenho tido sorte aliada a algum talento e a muitas horas de trabalho', disse a artista plástica. |

ARTISTA JÁ CONTRIBUIU COM CINCO MIL EUROS SOLIDÁRIOS

Quando alguém comprar um par de All Star com o número de artista 34 (e não o número de calçado), pode ver na caixa das sapatilhas o ‘flayer’ publicitário a apresentar a artista. Neste caso é portuguesa e chama-se Ana Ventura. Foi ela que criou a 'pintura' das sapatilhas que estarão à venda no Outono, por 138 euros, e 10% revertem a favor do Fundo Mundial de Luta Contra a Sida, a Tuberculose e a Malária, com sede em Genebra, Suíça. Ana não foi paga pelo trabalho porque esta é uma acção benemérita.

O mesmo Fundo recebeu ainda da Converse, a marca fabricante dos All Star, um cheque de cinco mil euros em nome da artista. A participação da portuguesa insere-se no programa 1HUND(RED) Artists Converse, que significa que cem artistas mundiais celebram o centenário da Converse, desenhando uns ténis, em lona africana, para contribuírem para a luta contra a sida, malária e tuberculose (ver www.joinred.com). O tema de Ana Ventura é ‘Spread the News’ (‘espalhem a notícia’).

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