Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
8

Sobre beleza e geometria

A descrição abstracta de um rosto.
10 de Maio de 2009 às 00:00
Sobre beleza e geometria
Sobre beleza e geometria

Como proporção é cubo arredondado. Aresta simpática e simples. Clareza na cara, traços limpos. Nariz operacional no sítio: funciona e dois buracos: um e outro, passagem dupla, interior e exterior, o nariz vem do coração e acaba no ar, cá fora. Recebe sentimentos agradáveis de dentro e gosta, o nariz. Stop.

Boca em canoa, nada de suspenso ou precipitado, sobre as águas vagueia calmo o barco e o mar. Palavras curvam para o lado de: segurar-quem-ouve: recebo-te, protejo-te, não te deixo cair. Simpático o tom, simpático conteúdo, simpático ainda o sopro na garganta: simpático. Exige-se também à beleza palavras felizes: elas aí estão.

Anagrama da alegria: a beleza. Anagrama da beleza: a alegria.

Fingir-se coração duplo, coração aumentado, coração desenrolado como tapete gigantesco: afinal a extensão amorosa de dentro pode alcançar quilómetros. Diz-me o teu nome. Stop.

Orelhas como varandas de onde Julieta escuta quem canta. É bom.

Olhos não agressivos de planta. É bom ainda, podes avançar. Os olhos como arquitectura invisível: entra na sala espaçosa e se quiseres senta-te, não há pressa. Olhos salão entrada de palácio. Não é paisagem o que vês, é uma casa maior que inventei. Gosto, pois, de ti. Diz-me o teu nome. Stop.

Uma solução e um ofício

Escreve Henri Michaux:

'Por exemplo, actualmente saio sempre de casa com a minha cama e, quando uma mulher me apetece, agarro nela e deito-me com ela imediatamente.

Se tem as orelhas ou o nariz grandes e feios, tiro-lhos juntamente com as roupas e meto-os debaixo da cama, para ela os poder recuperar à saída; só conservo o que me apetece.' ('As minhas propriedades')

Os cabelos. Contá-los seria a profissão perfeita. Errar o número e recomeçar; a mesma astúcia do empregado de escritório, diligente e minucioso. Alongam-se os dedos e neles a subtileza, porque acompanham trajectos compridos e finos, trajectos magros e simples, rectas que aceitam arredondar-se em volta de dedos. Contabilizar a cabeleira das crianças, um ofício.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)