Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
1

Sonhos de grandeza

Um antigo quartel da GNR transformado em turbina criativa, que começa timidamente a arrancar: eis o GNRation, em Braga

21 de Abril de 2013 às 16:22
Adolfo Luxúria Canibal, as escolhas de, GNRation
Adolfo Luxúria Canibal, as escolhas de, GNRation

Tendo por missão expressa ser um local dedicado à criação, produção e consumo de atividades artísticas e criativas, com vista à atração e maximização de talentos e à imergência e interação de ideias e negócios, o GNRation é um espaço municipal que resultou da reabilitação de um antigo quartel da GNR, situado no centro de Braga. Com desenho do arquiteto Carvalho Araújo, foi em tempos apresentado como obra emblemática e sede da futura Capital Europeia da Juventude - mas o calendário tem destas coisas e só este ano, já esquecida a CEJ 2012, o novo equipamento foi oficialmente inaugurado.

 

Concertos

Constituído por um edifício principal, com duas praças interiores, onde foram projetados 19 ateliês e gabinetes, um auditório, quatro salas de exposições, um laboratório digital e ainda um restaurante e uma galeria comercial, e por um edifício independente, separado do principal por uma grande praça, onde se prevê a instalação _de serviços de diversão noturna, o GNRation continua, no entanto, ainda vazio e de paredes nuas, à espera dos resultados dos concursos de concessão lançados e a lançar...

Não correspondendo já inteiramente ao programa para que foi desenhado pelo arquiteto Carvalho Araújo, nomeadamente pela componente comercial que lhe foi acrescentada pelo município, que pretende ter um projeto de referência "à escala europeia" na promoção da criatividade e da cultura e, simultaneamente, não gastar dinheiro na sua manutenção, funcionamento e conteúdos, acreditando que o mesmo possa ser economicamente autossustentável, o futuro dirá se o GNRation se tornará na tal plataforma de comunicação de projetos, ideias e pessoas capaz de gerar parcerias regionais, nacionais e internacionais da forma sustentada que o município anuncia. Mas, descontados o exagero e a megalomania que o discurso de vendedor sempre encerra, se for apenas um espaço que realmente permita a apresentação regular de expressões artísticas contemporâneas, a aposta é já ganhadora pela lacuna que vem colmatar na cidade - a da falta de salas onde se possa mostrar trabalho novo e testar ideias ainda em desenvolvimento, onde se possa ficar a saber o que se faz artisticamente em Braga e fora dela.

E é disso mesmo que se trata quando, mesmo vazio, o GNRation começa agora a dar uns primeiros passos, ainda muito tímidos, com a programação de alguns concertos, tendo o mais relevante, depois de no dia 13 os Tropa Macaca terem vindo mostrar a sua música hipnótica, acontecido este sábado com a estreia nacional de ‘Life Aquatic', o novo registo discográfico dos bracarenses Long Way To Alaska que, com ‘Eastriver' (2010), surpreenderam o mundo indie com uma pop luminosa cheia de harmonias vocais primorosas. E prosseguem no próximo sábado, quando os Torto, de Jorge Coelho e companhia, vierem desvendar as suas paisagens sonoras ao público bracarense.  lD

 

Autor Torto  Local GNRation, Braga data: 27 de abril

 

Livro

‘O Instinto de Morte'

Autobiografia de Jacques Mesrine, lendário assaltante de bancos francês morto pela polícia em 1979, que não só relata a sua história, como é uma implacável denúncia do sistema prisional. Este símbolo de revolta é referenciado por Guy Debord e post-situacionistas como Anselm Jappe, que lhe assina o prefácio.

Autor: Jacques Mesrine

Editora: Antígona

 

Filme

‘Fausto'

Último opus da tetralogia sobre o Mal, que já passou por Hitler, Lenine e Hirohito, agora sobre o germânico mito de Fausto. Não é uma revisão de Murnau, nem uma adaptação de Goethe, ou de Thomas Mann, mas um olhar novo sobre os efeitos malévolos do poder, num enquadramento plástico e visual exemplar.

 

Realizador: Aleksandr Sokurov

Em exibição nos cinemas

 

Disco

‘Wonderful, Glorious'

Muito menos depressivo e pessimista que o habitual, com uma sonoridade mais encorpada e assumidamente rock, o 12º álbum de estúdio dos Eels é quase uma surpresa - sem deixar de se manter coerente com o estilo assaz pessoal de Mark Oliver Everett - e o seu melhor registo desde "Blinking Lights and Other Revelations".

Autor: Eels

Editora: Vagrant

 

Fugir de

Catherine Ryan Hyde

A Europa-América publicou ‘Não Deixes que Me Levem', um livro de Catherine Ryan Hyde apontado aos corações sensíveis, capazes de se comoverem com a história de Grace, uma criança de dez anos, filha de uma junkie, na iminência de ser retirada à mãe pelos serviços da Segurança Social, que consegue evitá-lo, recorrendo aos vizinhos, um cortejo de inadaptados e solitários cheios de sentimento humanista.

Adolfo Luxúria Canibal as escolhas de GNRation
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)