Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM

Sónia Matias: “Tive o privilégio de ver focas”

Viagem ao Havai mostrou enorme diversidade de fauna e flora e uma cultura fantástica
2 de Outubro de 2011 às 00:00
Sónia Matias: “Tive o privilégio de ver focas”
Sónia Matias: “Tive o privilégio de ver focas” FOTO: Katrina Brown, Getty Images

A minha viagem de sonho foi ao Havai. Fui há três anos, em lazer, e espero voltar um dia. Era um local que há muito queria conhecer e aproveitei uma ida aos Estados Unidos, onde fui tourear, para visitar o arquipélago, pois a partir desse destino a viagem torna-se muito mais fácil. Por ser um local que idealizava há muito tinha grandes expectativas mas, ainda assim, quando cheguei fiquei fascinada. A fauna e a flora são extraordinariamente diversificadas e encontramos espécies diferentes nos diversos pontos da ilha.

A minha estada centrou-se na ilha de Kauai e tive o privilégio de ver focas, que tinham dado à costa, avistei também tartarugas enormes, peixes de todas as cores, tamanhos e feitios.

Por outro lado, também me deliciei com a variedade de fruta, um dos meus alimentos preferidos. E, a juntar a esta riqueza natural, sobressai uma cultura riquíssima. As pessoas são muito simpáticas, gentis mesmo, e isso torna tudo mais fantástico ainda. São muito afáveis ao receber os turistas e facilmente se trava conversa com quem não se conhece e passa-se ali um bom momento.

A ilha de Kauai é pequena, sem grandes movimentos, e é ideal para descansar. Tem um turismo pouco invasivo, limita-se a receber quem gosta do mar, de praticar surf e aprecia estar recatado. Por ser um local calmo, é ideal para uma férias relaxantes.

GUIA DA VIAGEM

O QUE MAIS GOSTEI

Gostei de tudo, mas se tiver de destacar algo é, sem dúvida, a diversidade da fauna e da flora. É absolutamente fantástico ver tanta variedade num só local da Terra.

O QUE MENOS GOSTEI

O mais complicado foi mesmo a condução, pois eles guiam pela esquerda e inicialmente acho que era bastante perigosa. A paragem nos semáforos era sempre uma aventura.

NÃO SE ESQUEÇA DE...

Apreciar as praias e fazer snorkeling. Ao mergulhar temos a oportunidade de apreciar peixes lindos de morrer, algo que jamais pensara ver. E como estão habituados às pessoas vêm para junto de nós e podemos fotografar à-vontade.

FICHA

País: EUA

Estado: Havai

Capital: Honolulu

Moeda: Dólar

Habitantes: 1 360 301 (Censo de 2010)

VAI GOSTAR SE...

aprecia praias, pratica surf e consome fruta

ONDE COMPRAR

VIAGEM

Lisboa/Kauai: reservas para Outubro pela Rumbo, voos desde 1145 euros na United Airlines.

ESTADA

Hotel Kauai Sands, 4 estrelas: quarto duplo desde 1240 euros por semana. Pacote da Abreu: Lisboa, Nova Iorque, Havai a partir de 2152 euros, voo e estada de 1 semana em hotel de 3 estrelas. (*)

(*) As sugestões de transporte e hotéis são indicação da Domingo

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)