Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
5

Tecnologia: Portugal equipa soldados do futuro

Fato controla temperatura através de circuito líquido no interior do casaco.
João Ferreira e Suely Costa 13 de Dezembro de 2015 às 10:00

A segurança dos militares é, cada vez mais, garantida por equipamentos como exoesqueletos ou fatos robóticos que têm maior capacidade de carga, mobilidade e autonomia. Para combater temperaturas extremas surgem agora produtos como o PERMAC, um fato que aquece ou arrefece o corpo através de um circuito líquido, incorporado no interior do casaco, e controlado por um sistema eletrónico.

O Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) é um dos parceiros deste protótipo que "dá ao militar o máximo conforto para que a sua performance seja a mais alta possível", explica Braz Costa, diretor-geral do centro. Por outro lado, a Lavoro, em Guimarães, fez umas botas com material anti-balístico e para o deserto, outra empresa nacional, a
Sky Pro Shoes, desenvolveu uma botas com solas especiais testadas pelo exército dos Emirados Árabes Unidos. Braz Costa, diz que a Plataforma de Indústrias da Defesa Nacional (idD) tem ajudado as empresas nacionais a "entrar pela porta da frente" no mercado internacional da esfera militar.

SPOTIFY GRATUITO PREPARA-SE PARA FICAR MAIS LIMITADO

O serviço de transmissão de música Spotify está a considerar deixar que alguns artistas escolham se querem que as suas músicas sejam ouvidas pelos utilizadores que  não pagam pelo serviço premium. O Spotify já terá contactado várias editoras sobre a introdução desta medida, que implicará que só os utilizadores que paguem mensalmente pelo serviço possam ter acesso às últimas canções de todos os artistas.

Acredita-se que este pode ser um método de resolver disputas públicas com músicos como Adele e Taylor Swift, que decidiram não disponibilizar os seus últimos trabalhos no Spotify.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)