Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

Tiago Retré escolheu trabalhar atrás das câmaras

Em 1987, Tiago Retré era uma das jovens estrelas do programa ‘Repórteres de Palmo e Meio’, inserido na grelha de ‘Riscos e Rabiscos’, da RTP 2. Nessa altura já era conhecido do grande público por ter vencido a versão infantil do ‘Chuva de Estrelas’ – o ‘Mini Chuva’ – com uma imitação de Marco Paulo.
19 de Fevereiro de 2012 às 00:00
Tiago Retré, antigo menino-prodígio da televisão portuguesa
Tiago Retré, antigo menino-prodígio da televisão portuguesa FOTO: João Miguel Rodrigues

Foi através da caixinha mágica que André Retré entrou pela primeira vez em casa dos portugueses. O menino de dez anos, com um sorriso largo e farta cabeleira encaracolada, vencera a primeira edição do ‘Mini Chuva’ de estrelas e vestia, então, a pele de um jornalista no programa ‘Repórteres de Palmo e Meio’.

Na televisão, o público acompanhou-o ainda em ‘Olá Princesa’, da SIC, era então um adolescente que entrevistava crianças carenciadas e lhes realizava os espartanos sonhos. Depois disso, Tiago escolheu fugir da ribalta.

A FAMA

"Depois de vencer o ‘Mini Chuva’, a minha vida mudou. Lembro-me de ter ido passear com os meus pais no dia seguinte, pôr a cabeça à janela do carro e as pessoas reconhecerem-me. Os convites para fazer programas infantis foram surgindo e, curiosamente, fui percebendo que não queria aparecer, dispensava a fama. Já a tinha experimentado e não precisava dela." Hoje dedica-se à dobragem de vozes de filmes e séries de animação, caminho que começou, precisamente, a ser encetado na adolescência.

Ficou-lhe o bichinho da representação, que foi cultivando em colaborações com o grupo de teatro Plano 6, durante mais de cinco anos, e com a Academia de Santo Amaro.

Aos 25 anos, olha agora para a infância à frente das câmaras com uma certeza: "Foi uma infância boa, pois eu queria muito aquilo, ir ao ‘Mini Chuva’ era um sonho, mas tive a sorte de ter uns pais que nunca deixaram que eu crescesse demasiado rápido", recorda.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)