Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
9

Tudo o que o Verão tem para vender

A Sportzone tem, a Fuel criou, a Sync filmou e a Joana Roseira e o Pedro Jeca entraram, sedutores, no mar da Fonte da Telha
24 de Junho de 2012 às 15:00
Imagens do filme de 20 segundos feito num só dia na Fonte da Telha
Imagens do filme de 20 segundos feito num só dia na Fonte da Telha FOTO: Direitos reservados

Cabelos dourados, pele morena, adivinhando-se salgada, salpicada de areia. Ele e ela partilham jogos de vólei, de raquetes e de surf nas ondas. As meninas suspiram pelos olhos, azuis, dele. Os meninos ficam siderados quando ela se lança, esbelta e destemida, para cima da prancha. Podia ser o sonho de uma tarde de Verão, mas é o novo anúncio da Sportzone.

A mensagem do ‘spot’ é clara: "a Sportzone tem tudo para o Verão", garante Susana Trigo Barros, responsável pelo marketing da marca. Mas os méritos da sedução ficaram para Joana Roseira e Pedro Jeca, ambos modelos da Next Models.

Ela tem 23 anos e está como peixe na praia. É natural de Cascais, vive em São João do Estoril e a moda é apenas um "hobby sério" que pretende levar "o mais longe possível" nas horas que lhe sobram vagas depois das aulas do 4º ano de Medicina. Ainda assim, a musa que em breve trocará o biquíni pela bata branca e as objectivas pelos corredores de um hospital já fez muitas e boas campanhas: TMN, Sagres, Continente, Vodafone, Bell’s. "Gosto porque é diferente do meu dia-a-dia, dá-me a oportunidade de viajar e de conhecer pessoas diferentes. Gosto da libertação que é fotografar", diz sobre a moda.

Joana começou aos 18 anos, depois de ter sido abordada na rua por alguém que teve olho para as suas curvas. Menos acasos houve na sua selecção para o anúncio, rigorosíssima: "Queríamos modelos jovens, bonitos e atléticos, mas que não tivessem ar de desportistas, mas sim de pessoas comuns. No caso da rapariga foi ainda mais complicado, mas depois lá tivemos a sorte de encontrar a Joana", afirma Marcelo Lourenço, director criativo da Fuel, empresa de publicidade que pensou e concretizou o anúncio.

Já para Joana, tais requisitos valeram-lhe ainda umas quantas quedas na corrida para a água: "Fazer foi fácil porque foi feito num ambiente muito descontraído e divertido. Para quem nunca, como eu, jogou vólei, raquetes de praia ou remou numa prancha de surf, de outra forma não seria muito simples. Quanto às quedas a correr para a prancha… O melhor foram as gargalhadas que isso gerou!", brinca.

EM VINTE SEGUNDOS

Marcelo Lourenço, director criativo da Fuel, relembra que o mais difícil foi contar uma história tão longa em apenas 20 segundos. "Falar de tudo o que se pode fazer no Verão é muita coisa para tão pouco tempo...", brinca o criativo. O segredo foi arranjar um casal, "talvez de namorados", que vai brincando e praticando diversas modalidades nos areais da Fonte da Telha. De fora ficaram ainda muitas cenas filmadas debaixo de água, com uma câmara especial. "Às vezes são as cenas que supostamente iam ficar de fora que acabam por ser incluídas e até mudar o guião", justifica Marcelo Lourenço.


Do primeiro instante de criação até à conclusão do filme passaram-se dois meses de intenso trabalho, que conheceu várias fases: "A primeira etapa é receber o briefing do cliente, ou seja, entender o seu objectivo. Depois vem a ideia, a sua apresentação e validação. Ainda fazemos uma prospecção de mercado, para perceber qual a produção que tem a visão do projecto que melhor pode representar e servir a ideia. Só depois vem o casting, a filmagem, a produção e a aprovação para podermos ter o anúncio no ar", conta. Mas no ar, o tal anúncio, que deu dois meses de trabalho a fazer, ficará pouco mais de um mês.

"A publicidade é mesmo assim, efémera. Somos mais nós, os publicitários, que vibramos com os anúncios. Sabemos que foram bem-sucedidos e fizeram a diferença quando alguém nos pergunta: ‘O que fazes na vida?’ ‘Sou publicitário’, respondemos. ‘Então que anúncio fizeste?’, perguntam-nos em seguida. E nós respondemos: ‘Aquele da Sportzone…’ E então a cara da pessoa ilumina-se: ‘Ah, já me lembro!’".

SIMPLES E VENDEDORA

O primeiro filme da Fuel para a marca Sportzone, estreado em Abril de 2010, foi um autêntico sucesso de comunicação, a tal ponto que acabou por ser retirado do ar três dias depois de ter estreado pois o produto, ténis de montanha, esgotou imediatamente. O conceito e a particularidade de ser inteiramente filmado com uma câmara fotográfica digital teve resultados muito além dos esperados. À época, Marcelo Lourenço, igualmente responsável pela direcção criativa desse anúncio, atribuiu o sucesso à ideia: "Simples e vendedora. Como deveriam ser todas as ideias na publicidade."

O outro protagonista do filme, que ficou conhecido como ‘A Raquete’, foi o modelo Pedro Jeca. O companheiro de jogos de Joana não poderia estar mais credenciado para a missão: aos 23 anos frequenta o curso de Treino Desportivo, na Universidade Lusófona de Lisboa. "Não vivemos num país em que dê para viver só com publicidade a full-time", justifica.

A realização foi assinada por Bruno Ferreira e a produção, que levou cerca de 25 pessoas para a Fonte da Telha, esteve a cargo da Sync. Durante um solarengo dia de Maio a praia acolheu luzes, câmaras e acção e até uma tenda que, de improviso, serviu de camarim. "Foi a melhor solução porque eles tinham de trocar de roupa muitas vezes. Na véspera da rodagem fizemos um fiting, para aprovação prévia do guarda-roupa, e assim foi mais rápido", recordou a produtora Paula Miguel, da Sync.

Olhares curiosos, poucos, que a praia esteve, naquele dia, quase deserta. Apenas um cão, rafeiro e curioso, que teimou em rondar o set, quiçá à procura do melhor ângulo…


NOTAS

EQUIPA

Vinte e cinco pessoas integraram a equipa das filmagens na Fonte da Telha (Almada).

SUCESSO

Este é o terceiro filme que a Fuel faz para a Sportzone. O primeiro, de tão bom, foi retirado

TRUQUES

Para evitar as deslocações para mudar roupa foi montada uma tenda na areia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)